sábado, 14 de fevereiro de 2015

[Lily plays] The Sims 4 - Parte I

Semana passada foi anunciada a primeira expansão de The Sims 4 e, pouco antes disso, a Origins deixou o game-base disponível para download e “teste” de 48h – ou seja, você baixa (ou baixava, não sei se ainda vale) e, quando aperta play, começa a correr as 48h, e durante elas você joga o quanto quiser. Como boa fã de The Sims descrente, baixei e joguei as 48h... Quase direto. E posso dizer que é exatamente o que eu esperava (e temia): menos inovador que o prometido, mal equilibrado nos positivos e negativos.

Eu joguei The Sims 1 e 2 (e The Sims Medieval, provavelmente meu preferido), quase todas as expansões, então estou bem habituada ao jogo-base sendo fácil de enjoar, com poucos objetos, opções de roupa, cores, cabelos. The Sims 4 até me surpreendeu: a variedade de opções é boa e os temas foram bem escolhidos para um começo de jogo. Dito isso, e com a observação de que joguei umas 8h sem nenhum motherlode, mas abandonei a idéia porque eram 48h, vamos aos pontos positivos do jogo:

  • Criação de sims
    Está incrível, muito mais divertida, muito mais detalhista, você pode brincar bastante com o corpo e o rosto do sim, mudando do jeito de andar ao espaço entre os olhos, se a cabeça será grande, se ele terá um nariz de gancho, se terá pernas finas, enfim, a lista de opções pré-montadas é enoooorme, e você pode personalizar tudo, partindo da base de uma delas, é só clicar duas vezes e você literalmente molda o sim. Tatuagens e marcas tanto no corpo quanto no rosto (marcas, não tatuagens xD) também estão disponíveis. Os modelos de roupa ganharam, mais do que cores diferentes, combinações de estampa, e uma das opções é um estilo pré-montado, com roupa, maquiagem e acessórios já escolhidos, também em várias cores e estampas.


    A lista de personalidades está um pouco mais divertida do que eu lembrava, e mais óbvia, tem a já muito mostrada opção de escolher o andar do sim – um deles ainda é o “normal”, que é o padrão xD -, tem random para nome e sobrenome (em português!)... Para tudo, na verdade, e a opção de genética ficou mais interessante – você pode fazer gêmeos, filhos, irmãos, pais... Partindo da genética de um sim só. Ficou bem mais fácil, você escolhe se quer criar sims rapidamente ou se quer personalizar absolutamente tudo de todos.
  • Modo construção
    Outra surpresa MUITO positiva foi ver como o modo de construção realmente ficou melhor. Você pode escolher se quer montar parte por parte da casa, tem muitas opções para isso e pode personalizar da altura das paredes ao quadro que vai colocar nela. Tem cômodos vazios, prontos para serem encaixados na casa, e, minha parte preferida, cômodos mobiliados, decorados, completamente prontos para serem usados, e você pode mudar a cor antes de comprar, e mudar o tamanho depois que colocar no lote. São várias opções de estilo, vários tipos de cômodo e vários preços, o que é muito útil quando você começa com um valor limitado. Só isso já dá para comprar os cômodos mobiliados que são necessários e sobra.


    Você também pode mover ou excluir cômodos inteiros, e todos os itens dentro dele vão junto, então dá para mudar um quarto inteiro de lugar, ou deletar todo o quarto do bebê quando ele cresce e fazer ali o quarto para uma criança. É tudo tão mais fácil que eu, que no The Sims 2 montei uma casa-padrão e era isso para todos os sims, me diverti muito construindo casas do zero e editando conforme o jogo foi avançando, sims foram nascendo e se mudando da casa em que comecei.
  • Interações entre sims/sims e sims/objetos
    Eu já tinha experimentado isso no Medieval, mas as ações estão praticamente ilimitadas aqui. De acordo com a personalidade que você monta, e das preferências dos sims, você tem um leque diferente de opções para interações tanto entre sims quanto com os objetos. A adição de emoções também diversifica isso, quando um sim está inspirado, ele tem mais opções criativas, se está envergonhado ou incomodado, ele tem ações diferentes e, provavelmente, algumas desaparecem porque ele não quer fazer aquilo.

    Uma das minhas sims, Elle
    Também de acordo com a personalidade montada, ele pode termais facilidade em fazer alguma coisa, como aprender música ou ler livros em geral. Geralmente eu desligo a vontade própria porque os sims do The Sims 2 me deixam louca fazendo coisas inúteis o tempo todo, mas no The Sims 4, deixar a vontade própria ligado foi bem positivo, os sims faziam coisas que os ajudavam a evoluir de alguma maneira, cuidando das próprias necessidades básicas ou realizando os próprios desejos. Te deixa mais livre para ter famílias grandes sem se preocupar que todos estão travados na cozinha porque resolveram que é legal grelhar mil hambúrgueres sem motivo aparente. Dá para dizer que os sims ficaram mais inteligentes com esse AI.
  • Habilidades, carreiras e “carreiras paralelas”
    A quantidade de habilidades está absurdamente grande, e isso é muito bom. Ao invés do padrão de sempre, os sims têm habilidades diferentes que você vai descobrindo conforme eles vão aprendendo – ao invés de criatividade, eles têm, separados, pintura, violão/guitarra, piano e violino, e treinam todos de forma separada -, e elas saem do básico – como “travessura”. Conforme são desenvolvidas, geram interações diferentes – um pianista melhor pode compor músicas, enquanto um pianista iniciante toca mal mesmo.

    As carreiras são baseadas em metas, além do desenvolvimento, o que deixa mais interessante do que só “chegue ao nível x de culinária e tenha 50 amigos”, mas são as carreiras “paralelas” que mais me interessaram. Minha sim, na carreira de música, queria escrever um livro. Depois de escrito, e ela foi desenvolvendo a habilidade “escrita” enquanto isso, ficou guardadinho no inventário até que, num nível x de escrita, ela pode publicar os próprios livros, ganhando direitos autorais todos os dias e, mais tarde, publicou por uma editora e ganhou um lucro maior todos os dias. E isso vale para várias habilidades diferentes.
  • Mundo semi-aberto

    Meus sims no museu
    Não sou muito fã do mundo de The Sims 2, que é absolutamente fechado, cada casa numa estação do ano diferente, com passagens de tempo totalmente desiguais, sem contato algum a não ser quando saem com alguém ou convidam para visitar. Também não sou fã do mundo totalmente aberto do The Sims 3, me passa uma impressão incômoda de desorganização, porque é tudo muito aberto. Então o mundo semi aberto do 4 é perfeito pra mim, você tem a limitação da vizinhança próxima: dá para visitar casas vizinhas, o sim pode correr na área perto de casa, mas não incluí os lotes comunitários nisso, eles contam como “viagem” e têm a tela de carregamento . A própria região dos lotes comunitários ficou como um quarteirão só, então, indo para um, dá para andar até o outro, mas não “andar até em casa”.

Esse post seria muito grande se eu incluísse aqui os pontos negativos, então fica para o próximo post sobre jogos, amanhã de manhã! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário