Eu joguei The Sims 1 e 2 (e The Sims Medieval, provavelmente meu preferido), quase todas as expansões, então estou bem habituada ao jogo-base sendo fácil de enjoar, com poucos objetos, opções de roupa, cores, cabelos. The Sims 4 até me surpreendeu: a variedade de opções é boa e os temas foram bem escolhidos para um começo de jogo. Dito isso, e com a observação de que joguei umas 8h sem nenhum motherlode, mas abandonei a idéia porque eram só 48h, vamos aos pontos positivos do jogo:
- Criação de sims
Está incrível, muito mais divertida, muito mais detalhista, você pode brincar bastante com o corpo e o rosto do sim, mudando do jeito de andar ao espaço entre os olhos, se a cabeça será grande, se ele terá um nariz de gancho, se terá pernas finas, enfim, a lista de opções pré-montadas é enoooorme, e você pode personalizar tudo, partindo da base de uma delas, é só clicar duas vezes e você literalmente molda o sim. Tatuagens e marcas tanto no corpo quanto no rosto (marcas, não tatuagens xD) também estão disponíveis. Os modelos de roupa ganharam, mais do que cores diferentes, combinações de estampa, e uma das opções é um estilo pré-montado, com roupa, maquiagem e acessórios já escolhidos, também em várias cores e estampas.
A lista de personalidades está um pouco mais divertida do que eu lembrava, e mais óbvia, tem a já muito mostrada opção de escolher o andar do sim – um deles ainda é o “normal”, que é o padrão xD -, tem random para nome e sobrenome (em português!)... Para tudo, na verdade, e a opção de genética ficou mais interessante – você pode fazer gêmeos, filhos, irmãos, pais... Partindo da genética de um sim só. Ficou bem mais fácil, você escolhe se quer criar sims rapidamente ou se quer personalizar absolutamente tudo de todos. - Modo construção
Outra surpresa MUITO positiva foi ver como o modo de construção realmente ficou melhor. Você pode escolher se quer montar parte por parte da casa, tem muitas opções para isso e pode personalizar da altura das paredes ao quadro que vai colocar nela. Tem cômodos vazios, prontos para serem encaixados na casa, e, minha parte preferida, cômodos mobiliados, decorados, completamente prontos para serem usados, e você pode mudar a cor antes de comprar, e mudar o tamanho depois que colocar no lote. São várias opções de estilo, vários tipos de cômodo e vários preços, o que é muito útil quando você começa com um valor limitado. Só isso já dá para comprar os cômodos mobiliados que são necessários e sobra.
Você também pode mover ou excluir cômodos inteiros, e todos os itens dentro dele vão junto, então dá para mudar um quarto inteiro de lugar, ou deletar todo o quarto do bebê quando ele cresce e fazer ali o quarto para uma criança. É tudo tão mais fácil que eu, que no The Sims 2 montei uma casa-padrão e era isso para todos os sims, me diverti muito construindo casas do zero e editando conforme o jogo foi avançando, sims foram nascendo e se mudando da casa em que comecei. - Interações entre sims/sims e sims/objetos
Eu já tinha experimentado isso no Medieval, mas as ações estão praticamente ilimitadas aqui. De acordo com a personalidade que você monta, e das preferências dos sims, você tem um leque diferente de opções para interações tanto entre sims quanto com os objetos. A adição de emoções também diversifica isso, quando um sim está inspirado, ele tem mais opções criativas, se está envergonhado ou incomodado, ele tem ações diferentes e, provavelmente, algumas desaparecem porque ele não quer fazer aquilo.
Uma das minhas sims, Elle - Habilidades, carreiras e “carreiras paralelas”
A quantidade de habilidades está absurdamente grande, e isso é muito bom. Ao invés do padrão de sempre, os sims têm habilidades diferentes que você vai descobrindo conforme eles vão aprendendo – ao invés de criatividade, eles têm, separados, pintura, violão/guitarra, piano e violino, e treinam todos de forma separada -, e elas saem do básico – como “travessura”. Conforme são desenvolvidas, geram interações diferentes – um pianista melhor pode compor músicas, enquanto um pianista iniciante toca mal mesmo.
As carreiras são baseadas em metas, além do desenvolvimento, o que deixa mais interessante do que só “chegue ao nível x de culinária e tenha 50 amigos”, mas são as carreiras “paralelas” que mais me interessaram. Minha sim, na carreira de música, queria escrever um livro. Depois de escrito, e ela foi desenvolvendo a habilidade “escrita” enquanto isso, ficou guardadinho no inventário até que, num nível x de escrita, ela pode publicar os próprios livros, ganhando direitos autorais todos os dias e, mais tarde, publicou por uma editora e ganhou um lucro maior todos os dias. E isso vale para várias habilidades diferentes. - Mundo semi-aberto
Meus sims no museu
Esse post seria muito grande se eu incluísse aqui os pontos negativos, então fica para o próximo post sobre jogos, amanhã de manhã! :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário