Sinopse: "Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror... e uma grande aventura!”
Autor: Jospeh Delaney
Primeiro livro da Maratona Literária de Inverno, peguei esse livro sem nem ter lido a sinopse. Gostei da capa, as críticas eram boas, é literatura fantástica... SOLD! Depois descobri que são vários livros e só oito foram lançados no Brasil. xD Submarino estava vendendo por 49.90 o box com os seis, então foi nessa – o box, aliás, é lindo, mas não cabe os seis livros nem ANTES de você tirar um deles.
O livro é curtinho, tem 222 páginas, e você vai aprendendo tudo pelo caminho – igual ao Tom. Aqui acompanhamos o começo da história do Tommy, aprendiz do Caça-feitiços Gregory, que é o sétimo filho do pai dele – na verdade, é sétimo filho do sétimo filho. Logo no começo, ele explica que a fazendo ficava com o filho mais velho, e os mais novos eram arranjados em empregos pela vila graças a favores que o pai podia cobrar. Sendo o sétimo, os favores foram acabando, e ele meio que acha que só sobrou ser aprendiz do Caça-feitiços – emprego que ninguém realmente quer -, mas conforme a história vai passando, ele descobre que todo Caça-feitiços é sétimo filho de um sétimo filho.
O plano acertado com o pai do Tom é que ele vai ficar um mês com o Caça-feitiços e, se for aprovado, ficará mais cinco anos. É meio óbvio que ele aprovado, ou não existiria a série, mas o que ele enfrenta nesse período é bem surpreendente.
Eu gostei bastante do livro ser em primeira pessoa porque, como a história começa literalmente na véspera de ele começar o trabalho de aprendiz de Caça-feitiços, ele vai aprendendo tudo e você vai aprendendo com ele. É prático e é convincente que esse universo seja explicado já que ele nunca saiu da fazenda, praticamente – ele literalmente não conhecia garotas. Também é útil que o foco não pula para personagens aleatórios, então as surpresas e reviravoltas realmente existem – o Tom te convence várias vezes que as suspeitas dele são reais, e você só descobre que não são quando ELE descobre que estava errado.
As primeiras cem páginas são mais paradas, com as explicações do Caça-feitiços e o Tom aprendendo como é aquela vida. Logo de cara, ele descobre que será bem solitária, e o conflito entre ficar e se tornar um Caça-feitiços ou voltar para casa aparece várias vezes ao longo do livro.Depois da página cem, porém, ele enfrenta um problema atrás do outro, deixando a história bem mais interessante e movimentada, e a leitura bem mais dinâmica. Eu li as páginas restantes num dia, fiquei grudada no livro querendo saber como terminaria, quem morreria, o que aconteceria com todo mundo.
Sendo um livro mais infantil, tem muita coisa óbvia, daquelas que o protagonista não percebe, mas você já sabe. O que eu adorei, porém, é que a cada nova informação que o Caça-feitiços dá, você reconhece um problema novo que o Tom talvez não tenha percebido ainda, e, capítulos depois, aquela informação que você nem lembra mais volta e é necessária. Eu adoro ser surpreendida e adoro esse “preste atenção nos detalhes, leitora”. Me anima a continuar a leitura.
No mais, a escrita do autor é muito boa também, flui muito bem, é uma leitura rápida mesmo, e bem divertida. O livro é um pouco mais sombrio do que eu esperava, mas nem por isso a leitura é pesada. Livro super recomendado, e foi um ótimo começo de maratona. :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário