Sinopse: "Após perderem uma importante aliada e serem abandonados pelo seu líder, os Dragões de Almakia perdem também seus títulos e enfrentam a realidade de não serem mais bem-vindos no Domínio onde nasceram. Sem escolha, eles ajudam Garo-lin na missão de proteger os vilashis e continuar o trabalho começado por Kandara. Indo além dos Segredos, eles encontrarão muito mais do que amigos e inimigos. Nessa jornada, passado e presente precisam se unir para que os Dragões possam novamente ditar o futuro de Almakia.”
Autora: Lhaisa Andria
Eu meio que tentei dar o mínimo de spoilers possíveis do primeiro livro, mas é aquele velho problema: é o segundo volume, é quase impossível falar da história dele sem entregar algo do que aconteceu no primeiro livro, principalmente no final, onde está o maior cliffhanguer.
O livro começa com um mapa (yay!) e nenhuma introdução, e eu curti isso - você começa já acompanhando alguns personagens, então você entra na história direto. Tem uma passagem de tempo entre o final de Almakia e o começo de Almakia 2, mas não existe uma explicação completa e direta do que aconteceu nesse período, aos poucos você vai ligando os pontos mesmo: os vilashis foram levados para um esconderijo construído pelos Dragões, agora banidos e também escondidos, Garo-lin está tentando decifrar o caderno deixado por Kandara, Kidari está tentando encontrar tanto a vilashi quanto os Dragões para entregar um recado, e o Dragão de Fogo está desaparecido.
Sendo o segundo livro, a história aqui tem poucas resoluções e várias perguntas a mais, mas eu adorei como dá para você ir juntando as peças por conta e chegando às próprias conclusões também. Acompanhando tanto a Garo-lin em suas aventuras quanto Kidari, Ribaru, Garo-nan, Krission, Nu’lian, é interessante como, às vezes, dá para chegar a várias conclusões antes que um dos personagens descubra a resposta correta. E as mudanças de ponto de vista ajudam a entender o que está acontecendo num geral, enquanto Garo-lin e companhia estão fora do esconderijo, os trechos focados no Nu’lian e no Garo-nan dão “atualizações” da vida no esconderijo, por exemplo.
Um dos pontos que mais gostei dessas mudanças de foco foi que deu pra saber bem mais sobre o passado dos Dragões, histórias de quando eram crianças, e deu pra aprender mais sobre eles, suas personalidades e planos. Além disso, foram apresentados os dois outros almakis que quase não apareceram no primeiro livro - luz e natureza -, e várias, VÁRIAS explicações úteis foram dadas, falando tanto sobre os almakis, suas utilidades e qual o "preço" que os almakins pagam para usar o máximo de seus almakis. Muito útil para entender de verdade o que acontece com uns e outros almakins, devo dizer. xD
Alguns personagens novos são apresentados aqui - com seus almakis diferentes ou seus mistérios -, e dois (ou três) deles meio que entram pro grupo de protagonistas, e eu adorei um deles, o Ribaru, que está em Almakia sem saber falar o idioma deles, só com a Kidari e o Aruk pra traduzirem o que ele fala, e mesmo assim tem uma das minhas cenas preferidas no livro, ele e as irmãs da Garo-lin tentando se entender através de desenhos, mapas e uma ou outra palavra que faça sentido.
Incrivelmente, o final do segundo livro me deixou ainda mais ansiosa que o final do primeiro – sem spoilers, ele envolve a morte-ou-não de um personagem, que é um dos meus preferidos-, e a história me deixou mais curiosa e, truth be told, perdida. Teve alguns trechos que não fizeram muito sentido e eu não sei se eu esqueci de algo do primeiro livro ou se eles só vão fazer sentido mesmo lá na frente, mas nada que tenha atrapalhado minha experiência – actually, eu gosto quando não me parece tudo previsível e eu não entendo o motivo de algo estar ali. xD
Eu gostei do segundo livro quase tanto quanto gostei do primeiro, totalmente recomendo e fiquei absurdamente ansiosa para ler o terceiro – eu terminei de ler no metrô e sofri até chegar em casa e pegar o terceiro livro, porque o segundo acaba DESSE JEITO. xD E ele é menor que o primeiro, então a leitura é ainda mais rápida. ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário