terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

#80 Lendo: Sake – Nossa História Oficial

Sinopse: "Sebastian Davies é um músico independente recém-chegado a Los Angeles. Na cidade, ele conhece Jake Ritter, um ator que está lançando seu primeiro blockbuster. Desempregados e sem o que fazer, os artistas se veem em um relacionamento confuso. É quando essa informação cai nas mãos da mídia, que eles encontram um jeito de impulsionar suas carreiras: tornando-se um ship queridinho na internet, liderando seu próprio fã-clube às escondidas e precisando lidar com fanfics, fofocas e fãs enlouquecidos.”

Autora: Cínthia Zagatto

Sake é um livro enooorme (juro, quando vi, achei que era pequeno, 300 folhas, mas ele tem quase 500! xD) e incrível de uma autora brasileira que eu não conheço, mas que eu curti muito a escrita. /o/

O livro conta a história de Sebastian, um músico no começo da carreira, que acabou de chegar em Los Angeles depois de terminar um relacionamento, e Jake, um ator também principiante, mas que está no filme queridinho das adolescentes que promete ser o grande sucesso da temporada de verão. O foco fica mais no Sebastian – você tem atualizações do Jake quando o Sebastian tem essas mesmas atualizações – e o desenvolvimento é bem interessante também por isso.

Eles se conhecem por acaso na festa de aniversário da irmã do Jake e amiga do Sebastian, Melanie, e ela até tenta, antes, fazer com que os dois se conheçam porque tem certeza de que eles se parecem. E o desenvolvimento do relacionamento deles é bem slow burn, Sebastian não tá interessado no começo porque ainda está meio preso no relacionamento anterior, que não teve um final legal – ele foi de New York pra Los Angeles justamente por causa do término -, e com o passar dos capítulos dá pra perceber que o Jake é beeeem solitário, então não dá pra ter certeza quanto até onde ele está interessado.

E é quando o relacionamento realmente engata que a história fica mais interessante pra mim, porque a coisa de “fandom” é bem explorada aqui. Uma das poucas coisas que aprendi sobre a autora (lendo a orelha do livro) é que ela escrevia fanfics, e ela coloca isso no livro de forma brilhante – o livro tem vários gráficos de redes sociais, e é numa dessas que o Sebastian aprende sobre shippers, fanfics e fanarts. Uma das bases do livro foi a questão “e se as pessoas sobre quem escrevo fanfics lessem as histórias que escrevo?”, e é bem isso que acontece: Sebastian começa a ler fanfics sobre ele e Jake e resolve escrever uma “oficial” porque todos colocam ele como o tímido indefeso, e Jake como o todo-poderoso espertão.

No geral, eu gostei muito do livro, a narração flui bem, as descrições são ótimas e a história me prendeu totalmente. Tem algo de fanfic mesmo, a escrita me prendeu da mesma maneira que as melhores fanfics que eu já li, fez com que eu comprasse a história e virasse a noite lendo. A única estranheza que tive foi as falas serem escritas como são faladas mesmo – Jake e Sebastian não falam “você está bem?”, falam “tá tudo bem?”, e eu estranhei no começo, mas me acostumei. xD

Maaaaas o final é TÃO aberto e TÃO dramático que eu torço muito por uma continuação! xD É até angustiante ter terminado como terminou – e o gancho também me lembrou fanfics. xD

So, absolutamente recomendo, curti mesmo, e quero e espero uma continuação - porque terminei o livro, comecei a reler trechos e peguei pra ler tudo de novo. xD

Um comentário:

  1. Eu só vi esse post hoje e adorei saber o que você achou enquanto estava lendo. Muito obrigada por compartilhar com todo mundo. <3

    ResponderExcluir