Depois de falar como eu cheguei no SHINee, tá na hora de falar sobre o SHINee! E se prepara porque links não faltam. xD
O nome do grupo, SHINee, vem de shine, brilho, no sentido de "luz", com o sufixo ee, formando "aquele que recebe luz". É um grupo de cinco integrantes, Onew (Lee Jinki), Jonghyun (Kim Jonghyun), Key (Kim Kibum), Minho (Choi Minho) e Taemin (Lee Taemin), que debutou dia 25 de maio de 2008, ou seja, segunda geração do kpop.
Algo a dizer sobre a música de debut deles, Replay, é que é um pouco diferente da primeira música de vários outros grupos que eu conheço - é tranquilinha, não tem uma coreografia louca e cheia e detalhes, mas é uma delícia de ouvir. Eu adoro que ela aparece em praticamente todos os shows deles, tipo "orgulho do próprio passado". We stan.
Por ela também dá para ver a evolução dos meninos. Clicando aqui você pode ver o MV original e ver como as vozes mudaram dali pro vídeo ali em cima, de uma apresentação em 2015. Um fun fact aleatório é que não dá pra ouvir a voz do Taemin no original, porque ele realmente não cantou.
O fandom do SHINee chama SHINee World, mas acho que é bem mais conhecido como shawols, pelo menos entre fãs de kpop, e o nome veio do primeiro álbum do grupo, SHINee World. O mais engraçado é que esse também é o nome de uma música deles, que tem um rap épico (sério, assiste, é curtinho xD). Além disso, todas as tours ganharam o nome SHINee World e a numeração (I, II, III, IV), o que em partes parece falta de criatividade, em parte é FOFO. xD
Ah sim, e a cor oficial do SHINee é aqua pearl, aka verde-água, e o lightstick era lançado uma versão para cada show japonês, até o lançamento de Story of Light, em 2018, quando não só rolou o lightsitck oficial como ele ganhou nome sugerido e "votado" pelos fãs (que estavam na platéia de uma live no COEX xD), Shaating Star, como shooting star, estrela cadente, mas com o "sha" do "shawol".
Como eu disse, eles são um grupo da segunda geração do kpop, e esse é um detalhe mega importante. A primeira geração tinha MUITAS restrições, e os grupos da segunda que começaram a realmente moldar o kpop como a gente conhece hoje. G-Dragon, líder do BIGBANG, é creditado, por exemplo, pelos cabelos coloridos, que já foi e meio que ainda é marca do kpop - pelo menos um membro vai ter cabelo de alguma cor que não seja preto/castanho, coisa que era proibída na primeira geração.
SHINee foi o primeiro grupo a postar dance pratices, postando logo do primeiro MV, Replay (aliás, clica aqui pra assistir porque é incrível, tem Taemin ligando a câmera e tudo), coisa que hoje é mais do que esperada que tenha - no mínimo tem dance pratice da música principal, mas é comum ter da secundária, se tiver coreografia. Entre os conceitos de roupas, eles ficaram conhecidos por usarem calça skinny. Aliás, fashion-wise, é incrível ver como eles conseguem usar as combinações mais estranhas e coloridas, e fazer tudo parecer harmonioso como nunca ficaria em qualquer outra pessoa.
Eles também foram os primeiros artistas asiáticos a se apresentarem no Abbey Road Records e primeiros artistas coreanos a terem um show independente em Londres.
Ao longo desses 12 anos de carreira, SHINee ganhou muitos prêmios e a reação deles ao ganhar o primeiro lugar num programa de música é puro amor, os hyungs caíram no chorou e sobrou pro Taemin de 16 anos fazer o discurso de agradecimento. xD
Outro prêmio importante foi o primeiro Artist of the Year deles em 2013, quase seis anos depois do debut.
Agora a parte que realmente importa nesse rolê todo: as músicas. Como eu disse no último post, eu só precisei assistir a gravação de um show do SHINee para me apaixonar pelo grupo. Eles têm uma discografia impecável tanto coreana quanto japonesa, acompanhada de coreografias que não são só surpreendentes de várias formas - e calma, vai ter um post só sobre elas -, mas que eles fazem em todo show, ao vivo, enquanto cantam. Eles são conhecidos, inclusive, pela estabilidade e potência vocal quando cantam e dançam ao vivo (se quiser entender melhor o que isso quer dizer, te convido a assistir esse vídeo, de um medley no meio de um show no Japão em 2017, sem coreografia, mas sóvoz e violão).
As letras das músicas variam de profundas, bonitas, até... ??? xD Ring Ding Dong não faz muito sentido, mas A-yo é sobre tirar um tempinho para descansar e se desligar dos problemas para enfrentar o dia de amanhã, Selene 6.23 é em homenagem ao fandom, especificamente os fãs estrangeiros, que estão longe, Colorful tem a letra mais linda de todas ("I think you're magical, I think you're wonderful (...) You make my life colorful"). E os shows são enoooormes, com medleys pelo caminho, maior quantidade de músicas possíveis dentro das 2h30~3h30 de show.
E eu acho que é isso para esse post. xD SHINee tem uma parte muito importante na história do kpop, e mereciamente são chamados "príncipes do kpop", um grupo sem medo de experimentar conceitos e estilos, extremamente versátil, em resumo, lendário. Lendas vivas indeed.
Ah sim, e os videos no post são de algumas das minhas músicas preferidas deles. Algo muito difícil é ter um top 5 de músicas preferidas do SHINee. xD
Nenhum comentário:
Postar um comentário