Sinopse: "One ill-fated evening at the Reform Club, Phileas Fogg rashly bets his companions £20,000 that he can travel around the entire globe in just eighty days - and he is determined not to lose. Breaking the well-establised routine of his daily life, the reserved Englishman immediately sets off for Dover, accompanied by his hot-blooded French manservant Passepartout. Travelling by train, steamship, sailing boat, sledge and even elephant, they must overcome storms, kidnappings, natural disasters, Sioux attacks and the dogged Inspector Fix of Scotland Yard - who believes that Fogg has robbed the Bank of England - to win the extraordinary wager. ”
Autor: Jules Verne
Volta Ao Mundo Em 80 Dias é um livro clássico, e eu sempre ouvi falar tanto que achava que ele era enorme, nível Os Miseráveis de número de páginas e peso da história. Foi uma grata surpresa descobrir que não só o livro é relativamente curto – 200 páginas no ebook -, como é tão bem escrito quanto Les Mis, mas tem uma história muito mais leve.
O livro vai acompanhar uma aventura de Philleas Fogg, um rico cavalheiro inglês que entra numa aposta com um grupo de amigos: ele vai dar a volta ao mundo em 80 dias. Simples assim. No começo da história, descobrimos que ele é extremamente pontual – sabe quanto tempo demora exatamente para cumprir sua rotina, em horas e minutos, e nunca está atrasado ou adiantado. Então a viagem fica bem interessante porque, claro, imprevistos acontecem, e, com um horário apertado desse jeito, eles são quase esperados.
A idéia da aposta veio de uma publicação no jornal, com um itinerário de viagem que Mr. Foggs resolve seguir. No mesmo jornal, porém, havia uma notícia de um roubo no banco, e um detetive achou suspeito demais que o cavalheiro tenha decidido fazer uma viagem tão grande no mesmo dia em que o roubo ocorreu, e sai seguindo-o de perto – e dando a volta ao mundo junto. Aliás, Mr. Foggs aposta que, se perder a aposta e chegar um mnuto depois de 19h45, os amigos dividirão todo dinheiro que ele tem no banco entre si. Ele até deixa um cheque para eles. Se ele ganhar, os amigos lhe deverão 20 mil dólares. Ao longo da viagem, Mr. Foggs uma grande quantia de dinheiro – ele deixa no banco só o que precisaria para pagar a aposta, caso perdesse – e é assim que ele vai evitando os atrasos, e que a história fica verdadeiramente interessante.
Eu simplesmente AMEI o livro! A escrita é divertisa, flui lindamente, e os personagens são ótimos, Além de Philleas Foggs, que é a cala, frieza e paciência em pessoa, temos Parnapassout, que vira criado do protagonista no mesmo dia em que ele faz a aposta e é extremamente leal, então vai junto na viagem, o detetive Fix, que é um péssimo detetive, para ser sincera. Ele vai atrás do Foggs e pede um mandado de prisão que sempre chega atrasado, mesmo sabendo todo o itinerário da viagem, e ele nunca se preocupa em investigar, er, ele simplesmente assume que é o Foggs e vai.
Outro detalhe que eu gostei bastante que, embora apareçam desvios e problemas durante a viagem, não é em todo lugar que isso acontece. Na viagem entre Japão e Estados Unidos, o autor avisa que não teve nenhum contratempo e ela correu tranquila. Dá a impressão de viagem legítima, sabe? Os desafios aparecerem porque é uma viagem ambiciosa, não porque é um livro e ele precisa de conteúdo – nada parece encheção de linguiça pura e simples. No final, a vontade que dá é reler o livro com um mapa-mundi mais detalhado do lado, porque o autor descreve muito bem toda a viagem.
So, eu com certeza recomendo muito A Volta ao Mundo em 80 Dias, mesmo em inglês é bem fácil de entender, é divertido, é interessante, tem personagens legais, valeu muito a pena fazer uma pausa na Maratona Literária de Inverno para ler esse livro que estava fora da minha TBR. :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário