sábado, 13 de agosto de 2016

#71 Lendo: Cidade dos Anjos Caídos

Sinopse: "A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.”

Autora: Cassandra Clare

Quando li Cidade dos Anjos caídos pela primeira vez, eu estava na hype de Instrumentos Mortais, queria mais desse universo e fiquei feliz em continuar lendo a história da Clary e companhia. Nessa releitura, tho, eu tinha acabado de ler Peças Infernais, Princesa Mecânica quebrou meu coração e eu meio que estava no clima para uma leitura mais animada, mais fluída, e Cidade dos Anjos Caídos não se encaixa nessa descrição at all.

A história começa algum tempo depois dos acontecimentos de Cidade de Vidro: Clary tem sua mãe de volta, Jocelyn e Luke estão planejando o casamento, os Lightwoods ainda se recuperando da perda do Max, Magnus e Alec de férias viajando pelo mundo, Simon tentando a vida normal... A grande mudança é o Jace, que está... Estranho. Depois da morte do Sebastian, ele passou a ter pesadelos em que machucava (ou matava) a Clary, e resolveu que a melhor forma de lidar com isso era se afastando dela.

Como o livro anterior fechou a primeira trilogia da hexalogia, ele tem um clima meio esquisito de “não planejado”, meio artificial. Os problemas vão aparecendo – Simon foge de casa, Clary e Jace tentam desvendar o que acontece com ele, Maia reencontra o ex-namorado, Camille aparece para abalar a relação ainda meio frágil do Magnus e do Alec... -, mas pouco parece ser ponta solta do livro anterior. Aliás, vários personagens e detalhes mencionados aqui foram apresentados em Peças Infernais, então é interessante que eu entendi a aparição da Camille agora de uma forma diferente da que entendi na primeira vez em que li, antes eu sabia o que o Alec sabia: ela é ex-namorada do Magnus, imortal, poderosa e perigosa. Agora sei mais da história dela e como o relacionamento terminou.

O grande “tchãns” da história é o vilão, porque, em teoria, os possíveis vilões morreram em Cidade de Vidro – tanto Valentim quanto Sebastian estão mortos -, e Camille meio que passeia entre vilã e interesseira manipuladora desde Anjo Mecânico, então o livro não tem um vilão de fato por boa parte da história. Achei isso interessante, e como ficou tudo mais ou menos pronto pro próximo livro, ao mesmo tempo em que o livro terminou também sem um vilão de fato – tem mais enigma que qualquer outra coisa.

No geral, eu gostei de voltar para a história desses personagens, mas o livro é definitivamente o que eu menos gosto da série, é leeeento, paraaaado, enrolaaaado. O foco varia entre os personagens, e apesar de gostar disso, às vezes eu preferia ver menos Simon, às vezes eu queria menos Clary, e às vezes eu queria era acompanhar outro personagem mesmo. Mas ainda é um livro divertido, a escrita da Cassandra Clare é ótima, as descrições são sempre muito boas e detalhadas e o gancho final me deixou curiosa para ler o próximo – always a plus. xD To animada, tho, porque os dois últimos livros não são releituras, eu nunca li mesmo. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário