sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[#5 Countdown to Christmas] Do They Know It’s Christmas Time?

Aos 45 do segundo tempo, resolvi fazer um countdown to Christmas, ou uma contagem regressiva para o Natal em posts. \o/ Ou seja, cinco posts com temas natalinos até o Natal. /o/

Começando com algo óbvio, porque sim. Compras e presentes à parte, provavelmente todo mundo já ouviu (e já falou) sobre o tal espírito natalino, a predisposição maior a ajudar, “o lado bom das pessoas” e todas as derivações possíveis da idéia de que o Natal é fazer a vida de alguém um pouco melhor e um pouco mais feliz, nem que seja por um dia.


Como a maioria dos meus amigos sabem, eu detesto o Glee eternamente por ter gravado essa música específica. Mais do que a letra (triste para uma música “natalina”), essa música foi gravada com um objetivo muito bonito, e o significado se perde quando ela é regravada assim, para uma série. Sim, o que arrecadaram com ela foi revertido para o Band Aid Trust, mas a história e o objetivo real somem, e não são substituídos por outro equivalente.

Eu conheci essa música da maneira mais por acaso que existe: meu pai me mostrou em um dia que não era perto do Natal. Ele perguntou se eu reconhecia alguém, e eu reconheci o Bono – e só o Bono – muitos anos mais novo, mas com a mesma cara de Bono Vox. Depois meu pai comentou que o refrão parecia “din-dong”, ou o barulho de um sino... E não é que parece mesmo? Eu demorei alguns anos para descobrir qual era a música e qual a letra real. Com a letra real, fui atrás da história, porque me deixou curiosa mesmo.

Em 1984, Bob Geldof assistiu uma reportagem da BBC sobre a fome na Etiópia, e quis ajudar. Junto com Midge Ure, escreveu Do They Know It’s Christmas Time?, música que foi gravada novembro de 1984 por um grupo dos mais populares cantores britânicos e irlandeses da época. O resultado foi um dos singles mais vendidos na história da Inglaterra e a base para um dos maiores concertos beneficentes já vistos, o Live Aid.

A música foi regravada em 1989 e em 2004, também para arrecadar dinheiro para combater a fome, maaaas a versão original é sempre melhor (a versão de 2004, aliás, tem uma sequência bem esquisita em que três pessoas aparecem cantando no mesmo microfone, mas você só ouve a voz de uma pessoa, er). Assim como o Live Aid depois ganhou reprises, Live 8 e Live Earth.

É uma das músicas que eu mais gosto de ouvir na época do Natal, mas com certeza é uma das com a letra mais pesadas, que tentam te obrigar a refletir (“At Christmas time, it's hard, but when you're having fun there's a world outside your window, and it's a world of dread and fear”). Anyway, é uma causa bem bonita e uma boa maneira de fazer aquele velho lembrete ter alguma força extra: Natal pode ser bem mais que presentes.


Agora
- I See Fire, The Hobbit OST
- Nada
- Facebook, AO3, Twitter, Etsy
- Nada
- Phantom of the Opera

Nenhum comentário:

Postar um comentário