A maioria desses posts vêm sem créditos porque eu realmente gosto de pesquisar e guardar as coisas, e eu nem sempre guardo as fontes - caso tenha algo que cê queira prova, posso fazer uma nova pesquisa e dar fontes recentes. :P
Feita toda a giganesca explicação, o primeiro post dessa tag é uma história, porque Deus sabe que eu adoro contar e ouvir histórias, mas contada através de curiosidades, apenas. E a escolha da vez foi We Are The World.
- A música, de 1985, foi escrita por Michael Jackson e Lionel Richie, e gravada praticamente numa noite pelo supergrupo USA For Africa, e teve o lucro das vendas direcionado para a caridade – para, de fato, combater a fome na África.
- A idéia não foi pioneira, na verdade, foi totalmente inspirada pelo Band-Aid, que gravou Do The Know It’s Christmas? também para juntar dinheiro para combater a fome na África, só que com artistas britânicos da época.
- A idéia do Band-Aid surgiu de Bob Geldof, que esteve nas gravações de We Are The World e fez um discurso, contando sobre a viagem que ele fez pela África.
- Já a idéia do USA For Africa surgiu do Harry Belafonte, músico e ativista. Ken Kragen, produtor, entrou em contato com ele e o colocou em contato com os outros artistas, incluindo MJ e Lionel Richie.
- A fita-base que serviu de guia para os convidados foi gravado antes, mas quase toda a música foi gravada na noite do dia 28 de janeiro e madrugada/manhã do dia 29. E a maioria dos artistas saiu direto do AMA para o estúdio – meu pai sempre comentou como seria ver todo esse povo chegando em seus carrões, e faz uns anos eu achei os videos do backstage que tem essa cena!
- Nesses mesmos videos, tem um trecho bem divertido, no meio da madrugada, depois de gravarem todo o refrão, começaram uma versão espontânea e a capella de Day’O, ou Banana Boat Song, que é interpretada pelo Harry Belafonte. Foram cantando conforme lembravam e inventando alguns outros e o resultado é bem divertido. xD
- Os solos foram gravados na sequência, e enquanto o áudio era gravado, gravaram também o clipe, então tinha câmeras all around, todo mundo meio organizado, muito papel e o máximo de silêncio que conseguiam – até porque, com o ritmo, ter que regravar um seria regravar um grupo inteiro. Se olhar no clipe final, dá pra ver algumas pessoas sentadas ao fundo. xD
- O dueto entre Michael Jackson e Diana Ross era pra ser MJ e Prince, maaaas o Prince não pode comparecer.
- As gravações foram finalizadas no dia seguinte. Ray Charles e Steve Wonder , por exemplo, gravaram trechos no dia seguinte, e eles foram colocados depois – é engraçado que o dueto entre Steve Wonder e Bruce Springsteen, por exemplo, foi gravado separado.
- Como todo mundo sabe, a música gravou zilhões de versões e motivações ao longo dos anos, sendo a mais conhecida, provavelmente, a gravada dia primeiro de fevereiro de 2010, 25 anos depois, “We Are the World for Haiti”. A versão original vendeu mais de 20 milhões de cópias, e ganhou vários prêmios, incluindo quatro Grammys.
- Desde o lançamento, em 85, mais de 63 milhões de dólares foram arrecadados pelo USA for Africa, sendo que 90% desse valor foi para programas humanitários que combatem a fome na África – vários deles com planos de longo prazo -, e 10% foi investido em programas para combater a pobreza dentro dos EUA.
Olá,
ResponderExcluirEu também adoro falar aleatoriedades, nossa senhora! Vou comentar nos blogs e solto cada história, tenha a sensação que o pessoal fica pensando:"ta, mas quem te perguntou?". Kkkk, por isso adorei a postagem, não sabia que tinha tanta história atrás dessa música!
Beijos.
Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com
I know that feeling xD Faço muito isso xD
Excluir