sábado, 30 de maio de 2015

Lily por aí: Cultura Também é Museu

Semana passada foi a Semana dos Museus, ou seja, uma semana cheia de eventos especiais em museus. Ano passado, durante o Desafio 12 Lugares, eu aproveitei para conhecer vários museus por São Paulo – e, se você acompanha o blog há algum tempo, já deve ter percebido que eu adoro museus -, esse ano, eu e mãe aproveitamos a ocasião para uma programação especial: um tour pelas instalações da Tv Cultura/Fundação Padre Anchieta.


As inscrições eram pela internet e as vagas acabaram rapidinho, mas depois a gente descobriu que muita gente perdeu o tour! Um cara do grupo que fomos disse que o amigo foi na segunda-feira e era o único de um grupo de mais de 30 pessoas a aparecer. Eu e mãe fomos na quinta, dia 21, e o grupo estava bem completo – e grande.

Começamos na área mais administrativa, com um histórico da Fundação Padre Anchieta e uma explicação bem geral das rádios e canais de TV. No hall do primeiro prédio, além dos logos, tinha uma exposiçãozinha de figurinos – que são totalmente feitos lá, desenhados, criados e costurados - e produtos licenciados dos programas.

Em seguida, fomos para a sala antes da sala do Conselho, que é cheeeeia de prêmios que a Cultura ganhou ao longo dos anos. Lá o guia – que não era bem guia, ele trabalha em uma das áreas xD – contou a história da TV Cultura, as diferenças entre ela e as demais emissoras – acho que todo mundo sabe, mas eles têm uma quota de dinheiro público, porque essa é única maneira de se manterem na faixa “educativa”, sem propagandas apelativas, por exemplo -, foi bem interessante.

Depois fomos para os estúdios de TV, e demos sorte de conseguir entrar em dois, Metrópole e Quintal da Cultura, sendo que o primeiro estava sendo arrumado para a gravação com o Lenine, e todo mundo pode subir no palquinho, sentar nas cadeiras, fotografar todo o cenário... Enquanto o segundo estava arrumadinho para a gravação, mas ninguém pode entrar no cenário de fato. Simplesmente amei o segundo cenário, toda a iluminaçãoé refeita a cada programa, de acordo com o cenário, e imita dia e noite. Do lado de fora tinha vários “extras” para o cenário, com montes, nuvens e coisas assim.

#culturatambémémuseu

Um vídeo publicado por Luisa Cardoso Monroe (@lilyfaylinn) em



Saímos da área de TV e fomos para os estúdios das rádios – são duas, uma AM e uma FM -, e lá foi onde mais aprendemos sobre a Fundação, creio. Fomos com um dos principais por lá, passamos pela redação e por dois estúdios – num deles, um técnico estava editando um programa para a rádio FM, de música clássica -, e fomos ouvindo histórias, como era antes, transição para a internet... Foi bem interesante.

Depois, fomos para um pavilhão de exposições, que estava com três exposições: a Cultura também é Museu, com obras de vários artistas e de alguns funcionários da Cultura, uma sobre Inezita Barroso, com objetos pessoais, fotos, toda uma decoração “caipira” muito linda, e uma de itens da Cultura, props de programas, o bolo do aniversário de 45 anos (que era no melhor estulo Rá-Tim-Bum, cenográfico, claro), figurinos (incluindo os tão amados do Castelo Rá-Tim-Bum)... São pequenas, mas valeram a visita.

Por fim, fomos para a sala mais legal do tour: uma sala de memorabília de infância. Lá encontramos absolutamente tudo sobre programas infantis: o Xis do X-Tudo, uma miniatura da VilaSésamo, o Garibaldo, o ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum... Para qualquer lugar que você olhasse, teria algo reconhecível de algum programa da sua infância.

O tour terminou ali, recebemos uma pesquisa sobre a visita, e, quando entregamos tudo respondido, recebemos uma sacola da Cultura, com itens incríveis. Na minha tinha um DVD de Roda-Viva, um postal de Castelo Rá-Tim-Bum e uma edição da MPBARAKA, uma revista trimestral sobre música e dança da Fundação Padre Anchieta – e ela é linda, linda, veio dentro de uma caixa, é cheia de fotos, papel de qualidade... Fiquei muito impressionada. E os itens eram diferentes de sacola pra sacola – minha mãe ganhou outra edição da revista,um DVD de outro programa e o mesmo postal.

Uma foto publicada por Luisa Cardoso Monroe (@lilyfaylinn) em

Enfim, valeu muito fazer essa visita, eu adoraria poder recomendar pra todo mundo, mas as inscrições eram só pra semana de museus mesmo, e foram preenchidas muito rápido. Se tiver alguma oportunidade de ir, tho, VÁ porque vale a pena. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário