Direção: Steven Spielberg
Duração: 195.5min.
A Lista de Schindler é um dos filmes que eu queria assistir quando era pequena, antes de saber sobre o que era, só porque meus pais tinham a VHS. Eu lembro de ler várias vezes o nome na capa e ficar curiosa, mas, obviamente, nunca assisti. Quando adulta, enrolei como criança, porque sabia que a história era pesada e, mesmo assim, leve perto do que realmente aconteceu.
O filme se passa durante a era Hitler na Alemanha, e mostra a história de um alemão, parte dos nazistas, que empregou e salvou mais de mil judeus, primeiro sem querer – ele só queria mão-de-obra barata – e, depois, de propósito, comprando a vida de tantos judeus quanto ele podia. É uma história baseada em fatos reais, Schindler existiu, e sua lista também. O filme é bastante gráfico, as mortes são pouco censuradas – você vai ver os tiros na cabeça, no peito, corpos no chão...
É um filme muito bom – extremamente longo (três horas, oi) -, e em preto em branco na maior parte do tempo. Actually, a única cor além do branco (fora a cena colorida no final) é o vermelho-escuro, na roupa de uma menininha, e aparece nos dois principais momentos de A Lista de Schindler. É interessante ver a evolução do próprio Oskar Schindler, que, mesmo enquanto ajuda judeus, não para de beber as bebidas mais cara, fumando os cigarros mais caros... Não muda o estilo de vida por muito tempo.
Enfim, ótimo filme, pesado, duro, mas ao mesmo tempo lindo. Dá para entender todos os Oscar ganhados, recomendo. ;)
Agora - TV ligada - Guerra de Cupcakes - Nada - A Menina Que Roubava Livros, Os Miseráveis |
Nenhum comentário:
Postar um comentário