Direção: John Carney
Duração: 85 min.
Once é um filme curtinho, gravado em 17 dias, com o orçamento de U$150 mil. Admiravelmente, é um ótimo filme, ganhador do Oscar de Melhor Canção Original (em 2008), com uma trilha-sonora fantástica, um elenco incrível e alguma poesia no roteiro. Confesso que assisti porque conheço a versão do musical da Broadway, que foi inspirada no filme, e estava curiosa para ver o original.
Um dos pontos mais interessantes é que, não, não é bem um musical. A música faz parte do filme, claro, conta histórias, claro, mas o filme não foi necessariamente feito em volta das canções, ele tem uma linha própria que encaixa as canções durante o filme. Na maioria, as músicas resumem de forma delicada o passado do personagem – os sentimentos, bem na verdade -, e são ótimas músicas, diga-se de passagem.
O final é um pouco frustrante se você, como eu, tem agonia de finais não resolvidos. Esse te deixa livre para imaginar o que quiser e, por mais que isso seja interessante, é um pouco frustrante. É e não é um final feliz, mas é bastante imprevisível, então... Vale. :P Ainda é daqueles filmes que vale a pena assistir e, depois, vale a pena escutar a trilha-sonora, por mais que ela seja um pouco depressiva e tenha músicas que realmente são de partir o coração.
Infelizmente pra mim, Leave, que é uma das minhas canções preferidas do musical, praticamente não toca no filme – tem uns quatro segundos do final da música e, se você não conhece, nem vai saber que tocou. Gold, por outro lado, não só é tocada completa como tem acompanhamento de violino e violoncelo. Lin-da.
Enfim, recomendo muito. E, como é curtinho (85 minutos inclui os créditos, o filme deve ter uma hora e 20, no máximo), dá para ver tranquilamente, sem sentir que está perdendo tempo.
Fun fact: nenhum dos personagens, exceto a filha da personagem principal, tem nome. Eles não se apresentam em momento algum e são, no elenco, chamado de Guy, Girl, Ex-girlfriend e por aí vai. E eu assisti em inglês com legenda em inglês, porque estava difícil entender o que alguns personagens falavam, mas tem trechos em tcheco (Girl e a mãe são tchecas) com legenda... Em tcheco! É. Chutômetro pro que a Girl falou pro Guy depois que ele pergunta se ela ama o marido, porque ela não traduz pro inglês quando ele pede e você fica sem saber mesmo.
Agora - Angel With A Shotgun, The Cab - Nada - Twitter, Facebook, Youtube, email, AO3 - Nada - Vida e Tempest |
Nenhum comentário:
Postar um comentário