domingo, 13 de fevereiro de 2011

And we’re back (?)

“And for every question an answer is found.
Thousands of voices are screaming new questions out loud”

I Stand Alone, Van Canto


Primeiras semanas de aula são engraçadas.

No colégio, primeira semana era época de aprender os nomes dos professores e dos alunos novos, reencontrar quem desaparecia nas férias, descobrir quem saiu, quem repetiu, quem se demitiu ou foi demitido. E nem sempre era “primeira semana” assim, tipo “semana do saco cheio”. Às vezes durava dois ou três dias, nem precisava do horário completo e fixo pra começar a ter matéria, trabalhos, lições de casa e datas de prova.

Na faculdade, primeira semana de aula só significou “primeira semana” só foi a primeira semana do primeiro semestre. Do segundo em diante, a primeira foi na segunda, e o horário demorou tanto pra sair que, quando finalmente apareceu, já sabíamos os nomes dos professores de cor. Ou quase isso.

Esse ano, esse semestre, a primeira semana de aula foi, no mínimo, cansativa. Não por muita matéria, mas por muita informação. Sabemos em detalhes que precisamos fazer trabalhos longos e não tão simples para todas as matérias, além do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). E não podemos sortear os grupos ainda porque alguns alunos estão esperando as notas das PRAs (Programa de Recuperação de Aluno), que por acaso só devem sair depois do dia 19/02.

Mas, agora, entendo porque tantos consideram a formatura como uma comemoração de uma difícil vitória. A sala, que começou com mais de 60 alunos, encolheu assustadoramente. Os trabalhos, que começaram com não tão fáceis análises e conceitos, tornaram-se complexos programas de rádio, televisão, revistas e sites. O TCC, que parecia bem distante, está aí. Qual seu tema? Qual seu problema? Que hipótese trabalhar? E a ABNT, muda ou fica? O título está bom? Qual o prazo? Quantos capítulos? E o limite de páginas, existe? Como é a avaliação? E a banca? Pode escolher o orientador? E o tema, é livre? Quão livre?

O último ano parece ter trazido mais dúvidas do que deveria, mas ao mesmo tempo parece tão divertido. Finalmente a prática, finalmente o TCC, finalmente a formatura.

E, cara, eu vou sentir saudade disso. Sei que vou.


Agora
- Before the Lobotomy - Green Day
- Mah tá assistindo Discovery Channel
- Twitter, Orkut, Youtube, MSN
- Nada
- Nada
- Que o final de semana bem que podia ter mais um dia
- Fome. x.x

Nenhum comentário:

Postar um comentário