terça-feira, 12 de maio de 2015

#39 Lendo: Paris vesus New York

Sinopse: "Vahram Muratyan é um jovem artista gráfico de origem armênia criado em Paris. Em 2010, depois de uma longa temporada em Nova York, ele criou o blog Paris versus New York como uma espécie de registro visual de suas experiências, um bem-humorado confronto entre duas das mais míticas cidades do mundo.”

Autor: Vahram Muratyan

Acho que essa não é bem uma resenha, porque eu não “li” esse livro. Paris versus New York é provavelmente um dos meus livros preferidos ever e tem pouquíssimo texto – acho que quatro páginas ou algo assim – por ser um livro de ilustrações. Vahram Muratyan é um artista, e o livro surgiu de um blog onde ele comparava alguns detalhes de NY – onde estava morando – com Paris – onde foi criado.

O que eu mais gostei no livro foi o estilo do desenho. É simples, limpo e objetivo. Algumas comparações são extremamente criativas, outras são meio esperadas, e todas são lindamente ilustradas. Eu já fui pra NY, Paris ainda é um sonho, então é divertido ver o livro, principalmente pelos detalhes mais comuns/bobinhos, como o semáforo, o monumento, o homem e a mulher – sendo a mulher uma das minhas comparações preferidas, pela forma que foi desenhada.


O livro é relativamente pequeno, tem uma seleção das ilustrações do blog mesmo, mas é de uma qualidade incrível, com capa dura emborrachada e páginas mais grossas, opacas. A idéia de comparar duas cidades se espalhou, é fácil achar variações disso – tem, inclusive, São Paulo vs Rio de Janeiro -, e no blog tem mais um monte de imagens que ficaram de fora do livro. Sinceramente, minhas preferidas estão mesmo no livro, e ele é ótimo para pegar e folhear um pouco de vez em quando, sem necessariamente ver tudo de uma vez. E é ótima fonte de inspiração.


E... É isso. xD É difícil falar sobre um livro sem texto, mas, confie, se você gosta de ilustrações, design, cores, esse livro é mais do que indicado. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário