segunda-feira, 14 de março de 2016

#63 Lendo: Então Você Quer Ser um Jedi?

Sinopse: " Com a ajuda de Luke Skywalker, a Aliança Rebelde conseguiu uma grande vitória contra o Império. Mas a guerra está longe de acabar. Agora, instalados em Hoth, um planeta gelado, os rebeldes temem que seu esconderijo seja descoberto pelas forças imperiais. Infelizmente, não demora muito para que o temível Darth Vader os encontre e organize o ataque…”

Autor: Adam Gidwitz

Então Você Quer Ser um Jedi? é uma recontagem do segundo filme da trilogia clássica de Star Wars – O Império Contra-Ataca -, e é absolutamente brilhante. Depois de tantos anos, recontagens parecem algo complicado para uma história tão conhecida, e o trabalho feito aqui consegue ser interessante e original, mesmo quando parece mais complicado deixar a coisa interessante.

Se você por qualquer motivo não sabe, o segundo filme conta a continuação da guerra contra o Império, que descobre onde estão escondidos os rebeldes e parte para o ataque, destruindo as bases e provocando a fuga da Aliança Rebelde, enquanto Luke Skywalker vai com R2D2 para outro lugar, procurando o Yoda para começar seu treinamento jedi.

O livro se divide, então, para acompanhar três núcleos: Luke, R2D2 e Yoda, Luke, Léia, Han Solo, Shewie e C3PO, e Darth Vader. Mas o mais interessante do livro é a narração e os capítulos-entre-capítulos-que-não-são-subcapítulos. Para cada capítulo de história (em número romano), tem um capítulo de “aulas de como ser um jedi” (em alfabeto grego), exemplos que explicam como ser um jedi e te dão exercícios para fazer.

Eu ADOREI que essas lições são “reais”, não chega a pedir para fazer nada levitar, são boas lições pra manter a calma, na verdade. xD É um treinamento interessante e vai acompanhando a história – quando o Luke tem um momento de revolta, a lição tem a ver com isso, quando tem a história do Yoda, a lição é relacionada, e assim vai até o fim do livro.

Além disso, adorei a narração, que nunca é realmente explicada – você sabe que é alguém que participou dos acontecimentos, ou que conhece muito bem a história, mas o narrador não ganha nome de fato -, e te coloca na história, literalmente, você é o Luke Skywalker.O narrador avisa, logo no começo do livro, que você fará parte da história e quer que você pense como o Luke, então, quando apresenta alguns personagens, ele comenta “mas você já sabia disso, certo? Afinal, você é Luke Skywalker, eu só estou te lembrando um detalhe”. Isso, somado às lições de jedi, deixam o livro MUITO divertido de ler.

No geral, adorei o livro, tem algumas ilustrações muito bonitas (e úteis!), ótima narração, uma proposta bem interessante de releitura de Star Wars e uma história muito boa num geral. Favoritado, e o único motivo de eu não ter dado cinco estrelas foi alguns trechos mais parados da história, que achei meio monótono pra ideia de livro, a descrição somada à falta de ação fez a história perder um pouco o fôlego, mas nada que me fizesse largar o livro de lado ou coisa assim.

Super recomendo, principalmente se você gostar de Star Wars ou se não conhecer a franquia at all. O episódio V é o meu preferido da trilogia clássica, é considerado por muitos o melhor e é o que tem os melhores plot twists – sabe a frase “Luke, I am your father”? E o diálogo “I love you” “I know”? Pooois é. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário