sábado, 11 de junho de 2016

Enquanto Somos Jovens (2014)

Sinopse: "Cornelia (Naomi Watts) e Josh Srebnick (Ben Stiller) são casados há anos. Incomodados com o envelhecimento, estão cansados da maneira conservadora como vivem. Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried) se aproximam dos dois e Josh, encantado com o estilo de vida e o ânimo da dupla, sonha voltar a ser jovem.”

Direção: Noah Baumbach

Duração: 97min.

Sabe quando você meio que não se encaixa no público-alvo do filme, percebe isso bem claramente e fica o filme todo meio... Descolada? Poooois é.

Enquanto Somos Jovens conta a história do casal de 40 anos Josh e Cornelia, que está meio entre dois momentos, dois mundos na vida adulta: seus amigos estão tornando-se pais e entrando para esse mundo de pais de primeira viagem, do qual Josh e Cornelia não têm muito interesse em participar, e ao mesmo tempo eles adoram a liberdade que não ter filhos lhes dá, mas não fazem ideia do que fazer com esse tempo livre.

Eis que entra em cena o casal de 20 e poucos anos Jamie e Darby, hipster legítimos que adoram máquinas de escrever e disco de vinil e de espírito livre. Não demora para Josh e Cornelia trocarem os amigos quarentões pelo casal mais jovem e seus amigos – e seus roteiros e planos exóticos -, enquanto o espectador vê o drama que não é raro de pessoas que ainda se veem como jovens, embora o corpo e os hábitos digam o contrário.

O choque de gerações é interessante, principalmente pelo casal mais novo ser hispter total – enquanto Josh e Cornelia não hesitam em pegar o celular e procurar algo no Google, Jamie e Darby preferem não saber sobre algo a procurar sobre isso na internet. Aliás, eu adoro alguns dos momentos finais, quando Josh e Cornelia (principalmente ele) começam a ver que as coisas não são tão felizes quanto parecem com o casal mais novo e que a vida dos amigos não é tão mar-de-rosas com o filho pequeno, é meio que um choque de realidade para os dois. Mas... Eu tive um problema bem sério tentando me conectar com algum dos personagens.

Do alto dos meus 26 anos, eu ainda não estou na meia-idade, ou na crise da meia-idade, mas não tenho o espírito hispter de Jamie e Darby – e os dois me irritaram em vários momentos, er. O filme, no geral, é bom, é interessante, mas tem twists que eu achei previsíveis e parece voltado para um público específico do qual eu não faço parte, então não pude aproveitar de verdade a história. Foi um bom passatempo, com interpretações surpreendentemente boas e uma comédia meio furada, mas... Só.

No geral, eu recomendo, principalmente se qualquer coisa sobre os personagens parecer algo com o qual você se identifica – nesse caso, você provavelmente vai aproveitar mais que eu. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário