domingo, 29 de abril de 2018

It - A Coisa (2017)

Sinopse: "Um grupo de sete adolescentes, formam o grupo “clube dos perdedores”. A pacata cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, o “clube dos perdedores” acaba encarando Pennywise (Bill Skarsgård).”

Direção: Andy Muschietti

Duração: 135min

Comecemos dizendo que eu tinha grande expectativas para esse filme, porque foi o primeiro que vi Stephen King elogiando (e todo mundo sabe como ele 'chato com as adaptações dos livros dele) e eu li esse livro. Primeiro livro de terror, primeiro filme de terror (assistindo numa quarta-feira x à noite, sozinha no cinema xD), primeiro Stephen King. E, cara, o filme entregou bem o que eu queria. o/

Aqui a gente acompanha bem a história do livro: a vida na cidade de Derry, que tem mais casos de sumiço e assassinato que qualquer outra cidade e um toque de recolher relativamente cedo. O filme, como foi bem avisado, é o primeiro de uma série, foca nas crianças do Clube dos Perdedores, então começa um pouco diferente do livro, mas ainda sim bem fiel: com Bill de cama e Charlie brincando com o barquinho de papel nas mini correntezas criadas pela chuva forte. E é ainda no começo que temos a primeira visão de Pennywise, o palhaço dançarino. Gostei bastante que essa cena, até o final, é BEM fiel ao livro, incluindo falas.

Não é spoiler dizer que o George morre, porque eu acho que isso fica bem claro até no trailer, mas aí começou a única coisa que eu não curti no filme, e que foi uma mudança na espinha do livro: o George é engolido pelo Pennywise, então nunca acham seu corpo. Por consequência, o Bill fica meio paranoico, querendo reencontrar o irmão e falando que as crianças desaparecidas estão APENAS desaparecidas, porque assumir que morreram é assumir que o George morreu. Achei bem irritantezinho, porque no livro o George perde o braço, mas o corpo é encontrado, então o Bill tem uma história de vingança e redenção muito mais interessante - ele se culpa por ter mandado o George com o barco para chuva -, enquanto no filme ele só parece meio obsessivo com a ideia de encontrar o irmão... Vivo.

Fora isso, tho, eu gostei de como o filme não teve medo de colocar as cenas violentas, mas equilibrou bem - eu me apeguei às crianças, adorei o elenco e as atuações -, você vê o laço de amizade formado e é bem bonito, uma história de amizade antes da história de terror. E engraçada, tem umas piadas muitos boas, referências ótimas (a data da história foi mudada, então todas as referências acompanharam), e eu sinceramente até curtir outras mudanças, como o embate das crianças com a Coisa, estava curiosa para ver justamente ESSA adaptação.

E adorei a trilha sonora - meu maior susto, aliás, veio de uma aparição silenciosa do Pennywaise, com um jogo de câmeras muito bom e uma trilha bem simples, quase inexistente, actually, que não chega a ser cortada na hora do susto. Ah, e praticamente não tem jump scare, mesmo que você se prepare o tempo todo para um. xD E fiquei animada para ver o próximo, mesmo sabendo que o elenco vai mudar (afinal, será com os adultos).

Super recomendo, valeu a pena ter assistido depois de ler - você pega algumas referências bem legais do livro -, e, fora a mudança do George, gostei MUITO, mas MUITO mesmo da adaptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário