quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Jornalismo e eu

“A Comunicação é uma missão social. Por isto, juro respeitar o público, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação, valorizando os seres humanos em sua singularidade e na sua luta por dignidade”

Trecho do juramento do jornalista segundo a FENAJ


No dia do jornalista, nada melhor do que (finalmente) escrever um post sobre isso. Mais especificamente, aquele post sobre o jornalismo e eu (quer coisa mais óbvia?).

Se eu dissesse que sei como e porque escolhi jornalismo como curso da faculdade, estaria mentindo descaradamente. Eu não faço a menor ideia. Eu sequer sei se pensei alguma vez sobre o assunto. Minhas lembranças se resumem ao vestibular da Anhembi Morumbi (prestado para Design Digital, devo dizer), a aprovação, o vestibular na Uninove prestado praticamente sob tortura – cisto pilonidal, já ouviu falar? Pois é, o meu estava inflamado nessa época -, outro vestibular na Uninove, feito à noite (!), e a terceira aprovação.

Minha primeira, única e principal opção era Design Digital. Mas o preço do curso era alto demais e não compensaria pra mim, então optei por outro. Que foi PP, do qual eu desisti antes até de ter o resultado na mão. E aí veio o Jornalismo.

Eu não sei, realmente, o que me levou ao curso. Eu simplesmente não tinha ideia de objetivos ali, eu gostava de escrever, me interessava pela área cultural e, segundo cada pessoa que me conheceu, extremamente crítica. A natural disaster.

Com o passar do curso, eu vi que era revoltante demais passar 4 anos numa faculdade e não tirar proveito nenhum disso, querer o diploma para engavetar e pronto. Fui procurando sobre a área, ou áreas, e vi que podia ser muito interessante. Podia ser divertido, porque não precisaria ter uma rotina realmente e conheceria pessoas, histórias e lugares – mesmo que fosse mais por pesquisa do que presencial.

E resolvi me dedicar a isso. Quando a faculdade me desanimava, fosse pelas aulas, pela falta de dinâmica ou simplesmente pela grade cansativa – e teórica -, fui assistir palestras e seminários que me davam o ânimo que eu precisava. A maioria foi sobre esportes, mas o que eu ouvi muito é que não importa a área que você queira se dedicar, precisa conhecer todas.

Hoje eu posso dizer que adoro (demais) a ideia de ser jornalista, que me orgulho (e muito) se ser uma quase foca e tenho bem claros os meus objetivos quanto a isso. Quero trabalhar com mídia impressa e/ou digital, e pretendo me especializar em jornalismo cultural e esportivo – provavelmente encaixe aí um “internacional” também. E agora tenho certeza que foi uma ótima escolha, porque me dá tanto a liberdade que eu queria quanto a permissão para trabalhar com as coisas que eu mais gosto de fazer – escrever, opinar, conhecer.

E, é, eu continuo tão crítica quanto antes, professorinha (sem ironia, ok? Ela é mesmo baixinha). Mas agradeço e muito as suas dicas, suas opiniões e seu apoio quando falei que ia fazer jornalismo. =D


Agora
- He Lives in You, Lion King (on Broadway)
- O vídeo da apresentação de Lion King ^^
- Twitter, YouTube, MSN, sites de notícias
- Nada
- Nada ainda. :P Mas hoje devo pegar outro livro pro meu TCC
- Que a enxurrada de notícias trágicas hoje assustou.
- Uma vontade louca de voltar pra NY. :P 400ª apresentação de American Idiot hoje. \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário