quarta-feira, 9 de agosto de 2017

#81 Lendo: It – A Coisa

Sinopse: "Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e... do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry. Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.”

Autor: Stephen King

Ok, começando por dois fatos sobre mim: eu não assisto filmes de terror e tampouco leio livros de terror – lil’ ole Lily tem pesadelos. Mas, na época em que saiu o primeiro trailer do novo filme baseado em It, saiu também a notícia de que Stephen King tinha aprovado o filme e elogiado o trailer. Um fato bem conhecido é que isso é raro, ele não gosta da maioria das adaptações, então eu quis assistir o trailer. E quis ler o livro porque a curiosidade é muito grande.

O livro divide a história em dois momentos – ele alterna entre o Clube dos Perdedores adulto, mostrando como estava a vida de casa um quando receberam uma ligação e lembraram da existência de Derry, e eles pequenos, crianças assombradas pelo Pennywise -, e é difícil acompanhar quem é quem no começo, mas cada um tem sua história e seu desenvolvimento. Resumindo bem grosseiramente, o livro conta como as sete pessoas – Bill, Ben, Bev, Richie, Eddie, Stan e Mike - enfrentaram duas vezes a Coisa, um ser maligno que habita os esgotos de Derry e assassina pessoas, geralmente crianças, para se alimentar.

Confesso que demorei pra entender quem era quem, mas uma das coisas que me prendeu foi que, mesmo sem conseguir juntar todas as sete histórias no começo e diferenciar as crianças – e, actually, ligá-las às respectivas versões adultas -, eu estava lendo ótimas histórias soltas. A escrita é incrivelmente boa, a narração me prendeu o tempo todo, as descrições deram ótimas e assustadoras imagens mentais ao longo do livro.

É interessante, também, que trabalhar a história de sete pessoas quando crianças e quando adultas mostra o desenvolvimento delas no período que não é narrado – nos várias anos entre a primeira luta contra a Coisa e o retorno para Derry. Mike é o único que ficou em Derry, e o único que nunca esqueceu da infância, enquanto Bill, o líder do grupo, casou, virou um escritor de sucesso – não ironicamente, de livros de terror e suspense – e esqueceu até do próprio irmão, morto pelo Pennywise.

No geral, gostei MUITO do livro, tive pesadelos, perdi a estação que ia descer, fiquei com medo de continuar lendo, tive uma outra crise de ansiedade enquanto lia, e eu literalmente convenci pessoas a começarem a ler de tão empolgada que eu estava... Até as, sei lá, últimas 150 páginas.

Até chegar na luta contra o Pennywise, de verdade, A batalha, eu estava adorando, e sentindo que eu estava entendendo tudo. Durante a batalha, tho, eu senti que estava muito sóbria para entender direito. Metade das coisas não fizeram sentido, e as que eu entendi não pareciam ter lógica. Eu li durante uma madrugada, e parei entre a luta das crianças e a dos adultos para falar com a minha mãe pra tentar achar ALGUMA lógica. Desisti, voltei a ler, e concluí que não faz um pingo de sentido. É o tipo de coisa ao qual eu dedicaria um post com spoilers só para desabafar.

Terminei o livro querendo ver o filme apenas para ver como diabos vão adaptar aquela luta final sem parecer um delírio. Aliás, voltando nos trailers, curti o que vi até agora como adaptação – dá para reconhecer vários trechos do livro transferidos lindamente para as telas, e a caracterização do Pennywise está incrível. Mesmo assim, não sei se vou assistir porque pesadelos – comentei que li num período de chuva em SP, na maioria das vezes sozinha em casa? xD

Anyway, mesmo achando o final algo muito wtf, super recomendo se você ainda não tiver lido. o/ O tamanho do livro assusta, mas, como aconteceu com vários calhamaços que encontrei ao longo do caminho, vale muito a pena, é uma história muito boa com uma narração envolvente e protagonistas fáceis de simpatizar.

Um comentário:

  1. Eu ainda não li o livro mas vi os dois filmes que fizeram dessa obra. Gostei muito da história do último filme por que não é tão previsível como outras. A verdade é um dos filmes de Stephen King que eu mais gostei. Vou ver o livro definitivamente, e se você ainda não tiveram a oportunidade de ver o filme, eu recomendo. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. É uma historia que vale a pena ver.

    ResponderExcluir