domingo, 13 de agosto de 2017

War for the Planet of the Apes (2017)

Sinopse: "Humanos e macacos cruzam os caminhos novamente. César e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel. Depois que vários macacos perdem suas vidas no conflito, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta poderá estar em jogo. ”

Direção: Matt Reeves

Duração: 142min.

Depois de a origem e o confronto, eis que a guerra chegou. /o/ E, dos três, é talvez o meu preferido – é meio difícil competir com as sequências do Caesar filhote no primeiro filme -, o que achei menos arrastado e com CGI absurdamente perfeito.

Aqui, apesar da guerra, a história acompanha mais as tentativas dos macacos de chegarem à “terra prometida”, “the safe haven” que Blue Eyes, filho mais velho do Caesar, e seu “tenente” Rocket encontraram, além de mostrar o lado menos pacífico do Caesar – o que quer buscar vingança primeiro e que ele constantemente compara com a postura do Koba. A ameaça no terceiro filme é o Coronel, um vilão sobre o qual você ouve falar muito, mas só vai conhecer de verdade mais pro meio do filme.

Eu até gostei dele, se ignorar que tem um momento em que ele LITERALMENTE para tudo para explicar ao herói seus planos e suas motivações, ele é um ótimo vilão, e as motivações são muito boas porque são humanas, justificáveis. Ele não tá só querendo dominar o mundo ou algo assim, ele tem um motivo para querer essa guerra. E ele é super parecido com um cara atual e real, querendo construir um muro pra isolar “sua área” do que está de fora, se achando querido e amado (e correto), propondo guerra ao invés de conversa porque não acha o outro lado digno de conversa. :x

Sendo terceiro e último numa série, e chamando “a guerra”, esse é um filme de despedida, e faz bem à história que existam perdas do lado “dos bonzinhos” também, esse é, inclusive, um dos motivos do Caesar se perder no desejo por vingança. Mas é bem triste ver personagens tão novos, ou tão bonzinhos, ou tão interessantes, partirem – meeeesmo sabendo que é o último filme, então não é como se eles pudessem voltar no próximo anyway. E, pela terceira vez, eu estava muito mais preocupada com os macacos que com os humanos. Foram três filmes torcendo apenas para o Caesar não morrer.

Diferente dos outros, tho, o humano bonzinho é uma criança meio resgatada, meio “mataram o pai dela, so...”, que faz um belo contraponto ao Coronel. Ela é apelidada/nomeada Nova pelo Maurice, e é uma gracinha, inocente e bem esperta. Não tem um adulto para falar como ele concorda com a Caesar, mas tem uma menininha que mostra como o Coronel está errado mesmo sem falar uma palavra sequer.

E, repetindo, mas porque é merecido mesmo, o Caesar do Andy Serkis faz o filme valer MUITO a pena, mesmo que a história não te atraia e você não goste de nada, o que claramente não é o meu caso, a atuação por trás do CGI e a qualidade dos efeitos fazem o tempo assistindo ser bem investido. Além disso, trilha sonora ótima, as outras atuações também estão muito boas, os efeitos num geral são incríveis e o final é triste pra caramba, mas bem bonito e dá aquela sensação de “final”. Não parecem ficar pontas soltas. Se não ficou óbvio ainda, super recomendo. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário