sábado, 27 de janeiro de 2018

Th1rteen R3asons Why (primeira temporada)

Soooo, falemos de uma série mei’ polêmica. /o/ Faz tempo que vi a série, faz um tempo que o post tava escrito, mas tá valendo mesmo assim, antes tarde do que nunca. xD


13 Reasons Why conta, em 13 episódios, os treze motivos que levaram Hannah Baker ao suicídio, numa história contada pelo ponto de vista dela, através de fitas cassete que ela gravou e deixou para os citados nessas fitas. E isso tudo enquanto a história do Clay, ex-colega de trabalho e amigo de Hannah – e, aqui, assunto da 11ª fita.

No geral, a história é curta – Clay demora um tempo para ouvir todas as fitas, mas a história parece se passar numa janela de tempo bem curta, começa cerca de duas semanas depois do suicídio e parece correr menos de um mês entre Clay receber as fitas epassá-las para frente. Eu demorei um pouco para ligar nomes aos personagens, e a maioria pareceu meio superficial, sem qualquer desenvolvimento além da ligação deles com a Hannah, então acompanhar assuntos de fita e reações no presente estava um pouquinho chato, mas isso durou uns três episódios, só.

Achei interessante a maneira que usaram para contar a história, narrada pela Hannah, mas imaginada pelo Clay. As cenas no passado têm cores mais quentes, enquanto as do presente têm tons mais frios, então dá para acompanhar as mudanças e isso fica interessante quando Clay vai para o lugar x indicado pela fita, “vê” o que a Hannah está narrando, e a história volta para o presente e você acompanha a reação dele depois daquele trechinho da história. Só é bem bizarro que o Clay do presente tem um corte da testa que dura todos os episódios, mesmo que, em teoria, tenha passado mais de duas semanas entre o primeiro e o 13º - ou isso ou ele curtiu o curativo na testa, vai saber.


No geral, achei a série beeeem enrolada, esticada mesmo. Tanto que eu tinha esquecido o que acontecia em dois episódios inteiros, até olhar agora para escrever esse post. E foi chato de assistir também, porque a história se arrastaaaava e voltava pra detalhes x que não eram importantes, e deixava pontas soltas para a possível segunda temporada (que vai rolar, ok, já sabemos)...

Agooooora... A série fala de vários assuntos polêmicos e importantes, mas nem todos são bem abordados. E aqui eu aviso que vai rolar uns mini spoilers, não vou necessariamente falar o que acontece, onde, com quem, maaaas vou falar QUE acontece. ‘Tejam avisados.

Txô fazer uma importante pausa pra lembrar que opinião é aquela coisa pessoal que envolve a sua história e o que você viu, viveu, aprendeu e sobreviveu. Obviamente esse post é a minha opinião.


Gostei MUITO de como a série abordou o bullying, mostrando não só as consequências dele, mas o que algumas pessoas que tentam pedir ajuda costumam encontrar – a indiferença. Gostei, também, da forma como abordaram o estupro, foi bem... Cru. Não teve panos quentes, causou desconforto e, tal qual o bullying, mostrou o que muitas mulheres encontram quando tentam pedir ajuda – “mas você tem certeza? Você estava bêbada? Estava toda coberta?”. Mas eu não gostei da forma como trabalharam o suicídio e a possibilidade de depressão.

Y’know, falam bastante sobre como a série ajudou na prevenção ao suicídio e pessoas buscaram ajuda e tudo o mais, e isso é ótimo, mas não é bem a ideia que a série me passou. Até o 12º episódio, eu sinceramente não tinha visto muitos motivos fortes o bastante pro suicídio, muito menos a depressão. Depois desse mesmo episódio, é difícil acreditar que a pessoa em depressão que decidiu cometer suicídio, decidiu que a vida não vale a pena, vai gravar fitas, montar instruções, marcar um mapa, pintar cada fita com um número, se planejar NESSE nível. I mean, sinceramente, como alguém que passou recentemente por uma crise tensa, eu não queria nem sair da cama, nem tomar banho, nem comer, vou ter ânimo de sair DE CASA, comprar fitas, planejar e tudo o mais? Sério, não vou dizer que é impossível porque cada um é cada um, mas é difícil pra caramba de acreditar depois de passar por uma crise mais pesada. Pra mim, ficou bem irreal.


No geral, eu meio que não gostei da série. Achei interessante, gostei da abordagem de alguns problemas, mas o saldo não foi positivo pra mim. Ficou muita ponta solta obviamente querendo uma segunda temporada, muito personagem mal ou não desenvolvido at all, muita citação à outros assuntos polêmicos que nunca foram trabalhados porque... Não.

So, yeah, eu não sei se vou assistir a segunda temporada porque, apesar da curiosidade para descobrir dois desfechos que não aconteceram nessa, eu não tenho muita fé de que a segunda possa ser... Boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário