terça-feira, 8 de maio de 2018

Pantera Negra (2018)

(sabe quando você nem tem certeza do que fez, só sabe que fez uma bobagem? Pois é, esse post foi ao ar com dois parágrafos psem querer, mas agora tá completo xD)

Sinopse: "Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.”

Direção: Ryan Coogler

Duração: 135min

Não sei explicar o quanto eu esperei e adorei esse filme. xD Esperei desde a aparição do personagem em Guerra Civil - amei o ator quase no mesmo instante em que ele apareceu na tela, desde o sotaque ao porte que passa a impressão de realeza -, e fico feliz em dizer que não me decepcionei at all.

So, vamos ao filme. Como tanto o Pantera Negra quanto o Garra Sônica já tinham sido apresentados no Guerra Civil, o filme só faz uma rápida (e muito bem animada) introdução de Wakanda, de como "funciona" o posto de Pantera Negra, e te da uma informacão que no começo parece um pouco aleatória e, lá no meio do filme, começa a fazer sentido de verdade. E aí vamos direto para a ação, enquanto alguns personagens secundários são apresentados ao longo do caminho: T'Challa está com a líder Dora Milaje, Okoye, buscando (meio resgatando, meio atrapalhando) Nakia, ex-namorada dele e aparentemente amiga de muito tempo, para que participe da cerimônia que transforma T'Challa em rei de Wakanda. A rainha-mãe Ramonda e a irmã aais nova Shuri também aparecem desde esse começo e acompanham (Shuri mais que a rainha) T'Challa ao longo do filme.

Maaaais ou menos ao mesmo tempo, tem a entrada do Garra Sônica, queridíssimo Andy Serkis, que é uma coisa incrível, me diverti com a loucura dele. Mas a verdade é que ele está lá mais para causar e não é necessariamente o vilão do filme. O restante do filme segue um pouquinho a linha de "filme de super-herói", com T'Challa passando por provações e aprendizados, mas eu adoro quão humano ele parece, tentando aprender a ser rei, entender o que o pai fez e guiar Wakanda para o melhor futuro.

Adorei, também, o vilão "real" do filme, Erik, que meio que toca em vários assuntos delicados, desde descriminação racial, xenofobia e imigração até formas de governo e ditadura. Ele poderia ser rei de Wakanda e vai atrás desse direito movido principalmente pela vingança, mas ele tem idéias e planos para o governo que, embora extremos, fazem sentido na realidade que ele viveu.

Ele sabe e acredita no que está falando, por mais que o plano não seja exatamente bom, ele é um personagem bem... Humano, que não quer dominar o mundo ou qualquer bobagem assim - ele quer ajudar as pessoas que sofreram o que ele sofreu, e punir quem, no julgamento dele (que tem até lógica), precise ser punido. Em alguns pontos dá para achar as boas intenções dele, por mais que elas sejam distorcidas pelo desejo de vingança. Tanto que T'Challa - que tem várias qualidades, e uma das que eu mais gostei é a sabedoria que ele demonstra - muda um pouco o discurso sobre o futuro de Wakanda (sim, eu estou ao máximo tentando não dar spoilers aqui).

Além disso, o filme é LINDO. Wakanda é incrível, a tecnologia nela e surpreendente (é algo que eu olho e penso no tempo que teremos que esperar até chegar lá xD) e tem uma sequência (com perseguição!) em Busan que consegue ser linda, engraçada e empolgante ao mesmo tempo. E toda a cultura de Wakanda, cores, sons, texturas, é lindo de ver. Sério, adorei, isso já ficou bem claro, mas é bom reforçar. xD

No geral, achei o filme incrível, provavelmente meu preferido, logo ao lado de Capitão América: Soldado Invernal (não me peça para escolher só um, er), assim como T'Challa já é um dos meus personagens preferidos, junto com o Steve Rogers.

Se você, por qualquer motivo, ainda não viu, go go o/ Até porque as piadas são ótimas e servem para referência depois. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário