domingo, 1 de novembro de 2015

21-Day Challenge to becoming a better you

Eu comentei, lá no primeiro desafio que fiz, que 21 dias é o que alguém precisa para criar novos hábitos. Até agora, verdade seja dita, eu fiz poucos desafios que fossem causar uma mudança, foram bem mais por diversão mesmo. Então, é chegada a hora de fazer algumas mudanças. Parece ser o momento certo para esse desafio, especificamente, que não dura 21 dias. A idéia é dividí-lo em seis meses, mas acho que dá pra adaptar conforme avanços. São oito “partes”, e a idéia e evoluir para melhor ao longo delas. Resolvi fazer em novembro porque não poderia me dedicar direito antes disso – ENEM and all that stuff, y’know?

Então, vamos lá. Começando do começo, o desafio original é desse site, e está todo em inglês. Eu traduzi, mas fiz mudanças. Tirei algumas coisas, editei outras, enfim.

#1 Sem reclamações/lamentações
”A felicidade vem quando paramos de lamentar sobre os problemas que temos e passamos a agradecer por todos os problemas que não temos

Sim, começando por uma meta difícil, porque aqui a gente inclui aquele conhecido “que sooooono!”, “quanta roupa/louça pra lavar”, “que preguiiiiça”. É reclamar/resmungar, e não ajuda em nada, só deixa a situação pior.

#2 Espalhe a bondade
”Nunca suprima um pensamento generoso”

A explicação para esse é simples: sabe quando você tem algo legal pra falar sobre alguém, mas por qualquer motivo resolve não falar? Pois é, fale, porque não existe nenhum motivo suficientemente bom para não alegrar alguém.

#3 Se voluntarie e ajude os outros
”Às vezes as respostas para nossas orações não vêm quando estamos de joelhos, mas quando estamos de pé servindo a Deus e ajudando ao próximo”

Uma coisa que eu gostei aqui é que a idéia é ajudar de várias maneiras. Você não precisa procurar uma ONG para ajudar alguém, você pode ajudar em casa – sabe, lavar a louça, arrumar a casa, coisas assim. As pessoas na sua casa contam como “alguém”. :P Mas eu sinto falta de ser voluntária e ainda estou à procura de um lugar que precise de voluntários para ajudar com crianças. :P

#4 Evite a procrastinação
”Procrastinação não é nada além de uma forma extravagante de falar “medo” ou “preguiça”. Tenha coragem. Tenha entusiasmo. Vá.”

Deus sabe que eu procrastino horrores. Eu me distraio com alguma facilidade de vez em quando, e eu procrastino conscientemente também. Acho que esse é o maior desafio a ser enfrentado em novembro, er.

#5 Desligue a negatividade
”Toda a água do mar não pode afundar um navio a não ser que entre no navio. Da mesma forma, a negatividade do mundo não pode te colocar para baixo a não ser que esteja dentro de você”

Sim, essa é outra dificuldade que eu tenho. Meu cérebro primeiro pensa em todos os cenários negativos para depois passar para o positivo, e é difícil pender pro lado positivo da coisa no começo. Por outro lado, eu sou uma otimista, está mais do que na hora de ensinar isso ao meu cérebro. :P

#6 Saia da sua zona de conforto
”A vida começa onde sua zona de conforto termina.”

Last, but not least. Eu nem sei se tenho uma zona de conforto, for real, mas tenho uma rotina e acho que isso conta. Então, yeah, a idéia é sair disso, nem que seja de vez em quando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário