quinta-feira, 11 de agosto de 2016

O Bom Gigante Amigo (2016)

Sinopse: "A pequena órfã Sophie (Ruby Barnhill) encontra um gigante amigável que, apesar de sua aparência assustadora, se mostra uma alma bondosa, um ser renegado pelos seus semelhantes por se recusar a comer meninos e meninas. A garotinha, a Rainha da Inglaterra (Penelope Wilton) e o ser de sete metros de altura unem-se em uma aventura para eliminar os gigantes malvados que estão planejando tomar as cidades e aterrorizar os humanos.”

Direção: Steven Spielberg

Duração: 117min.

O Bom Gigante Amigo é baseado no livro The BFG, de Roald Dahl, autor de vááários livros infantis com um quê de sombrios – Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolate, James e o Pêssego Gigante, O Fantástico Mister Fox... -, e o filme foi dirigido e co-produzido por Steven Spielberg com trilha sonora de John Williams. Ou seja, mesmo que fosse um fail grandão, valeria a pena assistir. xD Sorte a minha que não é! \o/

O filme conta a história da Sophie, uma menininha órfã e insone que mora num orfanato inglês quando é encontrada/raptada por um gigante e levada para a Terra dos Gigantes. Aos poucos ela vai descobrindo que não só ele é um gigante “bom”, que trabalha recolhendo e soprando sonhos, como também é mal tratado pelos outros gigantes – esses sim, absurdamente enormes – que vivem por ali. Obviamente, os dois passam por várias aventuras (e planos mirabolantes) enquanto trabalham para vencer os gigantes e formam uma amizade bem bonita.

Gostei bastante do filme/animação, a história é bem bonitinha, bem infantil – apesar dos trechos mais sombrios e das mensagens “em camadas”, fofinha para crianças, perceptivelmente mais profunda para adultos -, gostei da Sophie sendo teimosa e espertinha, um pouco insistente como crianças geralmente são, e fiquei encantada com o gigante. É absurdo quão expressivos os olhos dele conseguem ser, a forma como passam todas as emoções melhor até que as falas e os gestos. Aliás, a animação é bem feita, os efeitos são lindos, a coisa só fica artificial mesmo quando alguém está segurando alguém pela cintura – aí parece BEM fake.

O filme num geral é bem leve, apesar dos pesares – tem duas cenas mais tensas entre os gigantes -, e a maior parte é divertida, bonitinha mesmo, mas o final é meio... Esquisito. O plano da Sophie e do BGA para combater os gigantes envolve a rainha da Inglaterra, e a sequência com ela é MUITO estranha, apesar de ter sido um trecho que me fez rir. Ela está meio desligada, meio sem sentido, e uma das piadas, confesso, achei meio méh, porque piada com um pum é sempre meio méh pra mim. A resolução dos problemas, tho, é rápida, prática e eficiente. Curti. O final é quaaase agridoce, mas é mais feliz que qualquer outra coisa. xD

E, numa última observação, a trilha sonora é um espetáculo à parte. Tem uma sequência do BGA mostrando para a a Sophie o trabalho dele que não só é visualmente LINDA como é acompanhada de uma instrumental incrível, com a música acompanhando lindamente os luzes dos sonhos e todos os movimentos. Mais bonito que isso, só vendo John Williams falando sobre a relação da música com o filme/animação.

No geral, uma gracinha, animação linda, recomendo o filme se você tiver a paciência. xD É uma história infantil e esse é um detalhe MUITO importante. :P

Um comentário:

  1. Obrigado pelo post, eu amei muito a história. Esse é um grande filme, li tambem o livro é maravilhoso, eu recomendo outro filme baseado em um livro, 7 Minutos Depois da Meia Noite é umo dos melhores filmes sobre livros, já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir