quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Shawol: II

Depois de falar sobre como eu conheci o SHINee e o que é o SHINee, hora de falar de duas coisas que mais me atraíram no grupo de cara. \o/

Coreografias! Eu não sou especialista nem em dança, nem em música, bear with me, sou só entusiasta. xD Pra facilitar a vida, vamos de uma em uma (calma, são só cinco e uma menção honrosa xD).

Evil

Eu resolvi colocar essa primeiro porque esse vídeo representa bem o que eu mais gosto do grupo, é de uma apresentação ao vivo num show em 2015, e talvez seja a versão mais épica dessa música. Todos os membros começam vendados, e continuam por toda a primeira estrofe, ponte e refrão, dançando sem perder uma batida e o centro do palco - talvez as vendas sejam de tecido fininho, que dá pra ver? Talvez, mas com a quantidade de horas que idols se dedicam ensaiando, eu não duvido que eles realmente conseguem acertar todos os movimentos de olhos fechados.

Além do efeito da venda, a coreografia de Evil é incrível, a letra fala sobre um pesadelo que te acorda e não te deixa voltar a dormir, como uma presença que te sufoca e te tortura, e a dança reflete isso tudo, começando com eles deitados (e, nesse caso, vendados). Nesse vídeo, a combinação toda tá impecável, roupas, venda, jogo de luz, espaço no palco...

Outro ponto alto do vídeo é que eles cantam ao vivo, real, dá para ouvir. Os vocais são bem estáveis para a quantidade de movimentos, e essa é uma característica bem forte dos cinco membros do SHINee. Pessoalmente, meu trecho preferido é Jonghyun cantando com cada batida antes do refrão, coisa mais linda de ouvir. :D

Sherlock (Clue + Note)

Sherlock tem uma introdução bem "marca registrada", esse "SHINee is back" do Minho. xD Aliás, uma curiosidade é que sim, ele faz essa parte ao vivo nos shows, sussurrando mesmo (e dá pra perceber justamente por isso). Actually, obviamente, toda a música é cantada ao vivo, mas é uma das músicas com coreografia pesada que eu acho que melhor dá pra ouvir as vozes, não tem muito eco, distorção, backing vocal, é bem raw, o que você ouve no CD é o que ouve ao vivo.

Eu adoro esse dance pratice, principalmente porque tem um papel higiênico marcando o centro. xD Mas, anyway, essa coreografia é INCRÍVEL (querido leitor/a, tome um shot cada vez que ler "incrível", sorry in advance xD), eu amo todas as vezes que um deles está na frente e os outros "congelam" fazendo parte do gesto de quem está na frente. A dança é cheia de detalhezinhos que, para funcionar, exigem uma sincronia completa - uma pessoa no tempo errado e fica equisito.

O MV de Sherlock também é interessante, porque o título é obviamente sobre Sherlock Holmes, detetive, e o conceito foi hipster, sem elementos que liguem ao mr. Holmes. Taemin estava com cabelo comprido, Onew com um colar meio tribal, Key com bermuda azul com estrelas brancas, e mesmo assim tudo parece combinar muito bem, nada fora do lugar e ningu;em mais destacado que o outro. É algo inesperado e meio arriscado, mas que SHINee conseguiu fazer funcionar sem ficar cafona - e, sinceramente, só SHINee para conseguir isso. xD

Sabe o mais impressionante? Eles dançaram Sherlock com 2x a velocidade normal e não erraram nada.

Everyobdy

Ah, Everybody. Talvez a minha coreografia preferida, talvez uma das músicas que eu posso ouvir sempre e provavelmente não vou enjoar, que me deixa de bom humor. Mas, toda vez que penso se essa é minha preferida, outras cinco surgem na minha cabeça. xD Definitvamente tem meu fanchant preferido, tho, não sei explicar, mas amo o final, "Lee Jinki, Kim Jonghyun, Kim Kibum, Choi Minho, Lee Taemin, SHI-Nee! Every-body!".

Anyway, Everybody e Sherlock são dois marcos na carreira do SHINee, foram eras em que eles ganharam muitos prêmios - Everybody foi premiada pela coreografia, inclusive - e muitos fãs, talvez a época em que eles se estabeleceram como príncipes do kpop e sempre imprevisíveis, surpreendentes. E isso não sou só eu falando, tá? Os próprios membros já apontaram essa época como "decisiva" para o SHINee que a gente conhece hoje. Essa música é, eu acho (foco no acho, ok?), uma das primeiras no kpop, ou a primeira, a ter dubstep, o teclado com sintetizador e batidas eletrônicas em padrão, e até a crítica elogiou a aventura de EDM e pop, e conseguir um resultado tão equilibrado.

Eu amo esse dance pratice, a coreografia é tão frenética e cheia de detalhes que só com a câmera parada você consegue acompanhar. A letra de Everybody meio que fala sobre deixar a criança dentro de você tomar conta, e eu adoro os versos/gestos e do Taemin antes do refrão, "I'm like the pipper boy and you're like the dreaming (Key)/ free (Taemin) child", além dos movimentos de "máquina" que eles fazem no meio da música - que eu não sei explicar, claramente, mas onde entra a hélice do Onew. xD E os agudos do Jonghyun e do Key.

Ah sim, o MV é muito válido, as roupas, os sets, a maquiagem, sério, tudo perfeito, assita. E, tal qual sherlock, eles dançaram Everybody com 2x a velocidade original e, apesar do Key ter fugido no final, eles não erraram quase nada, só Onew deu uma escorregada no começo. xD Esse vídeo é de 2018, então repare que o Minho faz a parte em que ele "dá corda" no Jonghyun na direção do céu.

Lucifer

Eu confesso que eu ia colocar Ring Ding Dong e deixar Lucifer de fora, mas a amante de memes que habita em mim não resistiu em colocar esse dance pratice, onde a camiseta listrada do Taemin resolveu que queria ser uma tela verde e fazer os efeitos do vídeo. Desculpa, mundo. xD

A letra da música, como você deve perceber, fala sobre tentação, caso não tenha dado para entender, a frase em inglês que o Jonghyun fala no começo é "her whisper is the Lucifer", e o resto da música fala sobre não conseguir se esconder ou libertar de uma pessoa. Eu não sei até onde a coreografia reflete isso, mas em algumas partes eles parecem bonecas marionete, então... E o que eu mais gosto é que ela parece fácil a primeira vez que você vê, á a impressão de que dá para levantar e acompanhar depois de assistir duas ou três vezes e até tem alguns movimentos simples, mas conseguir que fiquem sincronizados, com o grupo todo começando e terminando no mesmo momento e pose, é a parte difícil. E, damn, eles estão sincronizados toda vez que dançam Lucifer.

O MV também é interessante, é bem "segunda geração do kpop", com figurino, movimentos e efeitos bem da época. xD As roupas e os penteados estão melhor, tho, como esprado do MV. xD

Good Evening

Entre todas as músicas até aqui, Good Evening é a mais recente e uma das que tem um lugar especial no meu coração, e imagino que no de vários shawols. Foi a primeira música que o SHINee lançou depois da morte do Jonghyun, o primeiro comeback com um membro ausente (porque eles próprios falam que SHINee = 5, independente do que aconteceu, mas, obviamente, só quatro cantam e dançam).

Segundo os membros, a primeira parte de Story of Light (e, por consequência, Good Evening) representa como as pessoas veem os meninos do SHINee. A letra, fica a seu critério sobre o que é - pode ser sobre o Jonghyun na mesma medida que pode não ser, mas saiba que só os raps foram escritos por Minho e Key. No geral, eu gosto bastante dessa música, o ritmo é tranquilo, ela é gostosa de ouvir.

O MV oficial está lindo, cores, roupas, tudo, mas acho que cortaram uma das partes mais legais da coreografia. ^^' A parte que eles estão sentados na cadeira lado a lado e se movendo em conjunto, é simplesmente linda, mas não entrou inteira pro MV. Tem uma teoria que a raposa que aparece aqui e em I Want You é uma representação do Jonghyun, olhando os meninos da longe.

Sobre a coreografia, eu fiquei encantada quando vi, não só porque ela é bem solta, mas porque ela é mais voltada para o centro que para a frente - para o público. A coreógrafa disse que queria que eles dançassem olhando um pro outro e cantando um pro outro, e o resultado ficou muito bom! Combina com o ritmo e a situação.

Ring Ding Dong

Uma menção honrosa, eu sinto que esse vídeo precisava aparecer, e Ring Ding Dong precisava ser citado. A coreografia não é absolutamente espetacular, a letra não faz muito sentido, tem uns autotune meio doido no meio, mas é inegável quão épico foi na carreira do SHINee. xD É meio meme, não é a preferida dos meninos, mas é uma música que todo mundo conhece, e uma coreografia que foi imitada e repetida mais vezes do que eu consideraria ok. xD

Inclusive, ela seguiu os meninos no exécito, e, como dá pra ver a partir dos 40 segundos do vídeo, everyone's gangster until Ring Ding Dong starts, pelo menos 1/3 do auditório levantou pra tentar dançar o refrão. xD

E eu gosto desse vídeo porque esse medley de Ring Ding Dong e Lucifer tá incrível, tem um dance break inesperado. xD E é isso! /o/ Obviamente, tem bem mais coreografis que isso, são doze anos, diversos comebacks, essa é uma pequena lista de algumas das minhas preferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário