quinta-feira, 9 de maio de 2013

Les Miserables (o filme)

”Do you hear the people sing?
Singing a song of angry men?
It is the music of a people
Who will not be slaves again!”

Do You Hear The People Sing?, Les Miserables OST

Sinopse: Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).
Direção: Tom Hooper
Duração: 158 min

Quando eu tinha uns seis, sete anos, assisti A Princesinha pela primeira vez. E, cara... Eu chorei a meia hora final inteira do filme, a ponto de meu pai vir checar se estava tudo bem e eu não conseguir assistir o final, simplesmente porque estava tudo embaçado demais. Alguns anos depois eu assisti Inteligência Artificial sozinha em casa e comecei a chorar no começo do filme – desse eu basicamente não lembro de nada, er. Muitos anos depois, fui assistir Harry Potter and the Deathly Hallows II com minha irmã e um grupo de desconhecidos na pré-estréia. Sinceramente, eu acho que fui algo assim. Sério, meia hora de filme e eu estava soluçando (e nem sabia explicar o porquê).

Isso foi uma parte da história. A segunda parte é que eu sou apaixonada por musicais. Fui para New York só para assistir American Idiot Musical e quase comprei ingresso pro Lion King Musical (e ainda assistirei O Rei Leão – Musical antes que saia de SP). Hair, Hairspray, Phantom of the Opera, Rock of Ages, American Idiot, Lion King, Mary Poppins, Wicked, you name it, é muito difícil eu não gostar (mas não, eu não gosto de Glee e nem das versões que eles fazem).

Feita essa introdução, eu espero não decepcionar ninguém agora. xD Isso porque ontem eu finalmente assisti Les Miserables. Sim, finalmente, e eu explico: eu estava mesmo com um pé atrás sobre assistir ao filme porque eu sabia que choraria e estava com medo de não gostar do resultado. Eu assisti Hairspray... E eu adoro que a peça exista, porque não gostei do resultado do filme (se eu tivesse visto qualquer entrevista com Hugh Jackman, não teria essa dúvida, sério). Agora, não sei se me arrependo de não ter visto Les Miserables na tela grande ou se agradeço por ter assistido sozinha em casa, de madrugada.

Eu já conhecia a história, já tinha babado pra caramba nos videos dos 25 anos do musical, tinha minha música preferida (One Day More, que ainda me causa arrepios cada vez que ouço) e a música que me fazia chorar nos primeiros segundos (Do You Hear The People Sing?, simplesmente porque eu sei que as coisas começam a dar errado pouco depois para os estudantes), então não tinha muita surpresa pra mim, eu sabia o que esperar (quem morria e quando). Mas isso não me impediu de chorar a ponto de soluçar antes da terceira música. Eu realmente chorei como um bebê, provavelmente mais do que quando assisti aqueles três filmes ali.

Sim, a história é linda e está diferente do musical, mas eu adorei o resultado, as mudanças deixaram alguns personagens mais humanos, eu diria. Adorei a coisa de cantar ao vivo nas cenas, adorei os ângulos das câmeras, adorei as vozes dos atores (mesmo que muita gente diga por aí que eles não surpreenderam, conseguiram passar cada emoção de maneira louvável), adorei os atores (de fato), e adorei até as cores (sério, as cores) do filme. Tudo, tudo, tudo me surpreendeu de uma maneira muito positiva, e minhas apostas estavam bem altas no caso desse musical especificamente. Sinceramente, entre os que eu já vi, está na minha lista de favoritos - no topo. Só deve perder o lugar para American Idiot, se perder. :P

Mas, como nem tudo é absolutamente perfeito, eu senti falta de alguns detalhes que talvez não sejam tão importantes assim, como deixarem mais claro que a Eponine e o Gavroche eram irmãos e que o Gavroche era, de fato, importante na história. Ao menos o Marius e o Javert foram melhorados no filme - nem dá vontade de bater no Marius! -, mas acharia legal terem mostrado melhor que o Gavroche se sacrifica pelo Marius e pelo Valjean. Mas, como eu avisei, são pequenos detalhes que com certeza não chegam a estragar o filme.

Valia a pena assistir no cinema? Com certeza, todos aqueles cenários em tela grande devem ser surreais. Mas agradeço por ter sido a única a me ouvir soluçando já antes de At The End Of The Day.

Obviamente, a história é triste, mas considerando meu histórico de chorona assumida, talvez você não chore alguns rios assistindo. :P


Agora
- One Man Les Miserables Medley por Nick Pitera
- O video
- Youtube e Facebook
- Nada
- A Guerra dos Tronos
- Em escrever outros dois posts e deixar ambos programados.
- Friiiio e olhos irritados. Oi, eu chorei por duas horas seguidas.

Um comentário:

  1. O que dizer?
    Chorei que nem uma criança no final desse filme. Sem dúvida me marcou profundamente.

    ResponderExcluir