sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jesus Christ Superstar

Sinopse: "A Paixão de Cristo vista pelo olhos de Judas. O filme é baseado no popular revival do musical opera-rock de Londres 1996/Broadway 2000, é dirigido por Gale Edwards. Re-orquestrado e situado em tempos mordernos, não é o Superstar dos anos 70, mas mais uma versão do século 21."

Direção: Gale Edwards, Nick Morris

Duração: 106 min.

So, eu estava curiosa sobre essa versão específica e não assisti a de 1973, então é bom considerar isso. O filme é baseado no musical (que por sua vez foi baseado num álbum conceitual) e, segundo alguns comentários espalhados pela internet, mais parecido com a versão do teatro. De fato, o cenário te passa muito a impressão de ser uma gravação em um palco, com poucas mudanças de cenário, muitas plataformas e passarelas, efeitos de iluminação e coreografias.

O musical é do Andrew Lloyd Webber (o mesmo de Phantom of the Opera) e conta, com uma interpretação bem livre, os últimos sete dias de Cristo, mas sob o ponto de vista de Judas. Puxam bastante pro lado “pesado”, com roupas de couro, metal, jaquetas jeans, tatuagens(a maioria em formato de cruz), maquiagens pesadas... Um tanto parecido com Romeu+Julieta.

Sinceramente, eu assisti por curiosidade, mas já tinha uma idéia de que essa releitura não me agradaria. xD Judas e Jesus estão meio invertidos, Judas aparecendo como vítima e Jesus como culpado manipulador... All the time. Além de transformarem a Santa Ceia num pequeno circo, er. É, esse tipo de interpretação me incomoda, that’s life. Mas achei interessante como os cenários fazem parecer mesmo que é gravado num teatro, e como é um musical musical, daqueles em que nenhuma fala é, de fato, falada, tudo é cantado, mas ao mesmo tempo é opera-rock, com solos de guitarra e alguns gritos durante as músicas. E, embora eu tenha gostado da maioria das vozes, a voz do Judas começa a irritar depois da segunda música, atingindo uns agudos sinistros, er.

So, yeah, foi válido assistir, foi, mas não gostei muito não. :P Não sei nem se assistiria ao musical. Aliás, a apresentação no Tony Awards do ano passado dá uma boa impressão do que te espera:


A título de curiosidade, o Brasil teve uma versão em português de Jesus Christ Superstar nos anos 70 e ano que vem vai ter revival. :) As inscrições para as audiências estão abertas aqui.


Agora
- Reforma na casa da vizinha, porque é só o que dá pra ouvir, er
- Nada
- Youtube, AO3, Facebook, Twitter
- Nada
- Vida e Tempest

Nenhum comentário:

Postar um comentário