segunda-feira, 21 de outubro de 2013

[Curso] Confeitaria: Éclairs

Uma semana depois de comentar com a minha mãe que eu queria aprender a fazer carolinas, chegou email mensal da Viver Casa&Gourmet com a programação e, surprise!, teria aula de éclair! Claro, me inscrevi na hora e, dia 14, fui fazer a aula.

O Espaço Viver Casa&Gourmet foi criado com o objetivo de proporcionar experimentação, interatividade e convivência. Eles têm vários (bons) patrocinadores e, enquanto espera o curso começar, você pode olhar (e ver como funcionam) os produtos em exposição. Um soooonho para quem gosta disso. xD Vários modelos de panelas, cook-top, cafeteiras de filtro e expressas, fritadeiras, sanduicheiras, batedeiras (acho que minha parte preferida), chapinhas, secadores, aspiradores, lavadoras... Enfim, tudo em utensílios domésticos. Tinha também um café e pão-de-queijo, dos patrocinadores (comi um pão-de-queijo só, não gosto de café xD), além de bebedouros funcionando.

Durante o curso :)

O lugar do curso é tipo um auditório, e quando a sala foi liberada tinha uma pasta transparente com duas folhas em branco e uma caneta, um porta-recado com o cartão da empresa do chef que deu o curso e dois produtos dos patrocinadores – um pacotes daquelas bolinhas de cereal cobertas de chocolate e um pote de fermento químico. Eles aconselham a levar as receitas do curso impressas (quando você recebe a confirmação do curso por e-mail, recebe também o link para as receitas), e realmente foi muito útil.

O chef, Rodney Neuri Carvalho que aceita ser chamado de Caco, passou por todas as receitas que estavam no site e ensinou um pouco além – eu não imaginava éclair salgada, mas ele fez uma versão MUITO boa. As receitas foram massa da éclair, creme pâtissiére; cobertura de chocolate (três receitas), creme chantilly e cobertura de caramelo (três receitas). Enquanto fazia cada uma, ele foi dando dicas e tirando dúvidas, além de mostrar o ponto certo de cada uma, e depois mostrou algumas formas de montar a sobremesa.

Ao final da aula, os participantes puderam experimentar tanto a versão doce (recheada de chantilly e coberta de caramelo ou recheada com o creme pátissiére e coberta de chocolate) e a versão salgada, recheada com uma espécie de salpicão de frango. Tudo booom demais, de chegar em casa querendo fazer as receitas. xD Na lateral da Casa Viver&Gourmet tem uma loja com todos os produtos em exposição e usados na aula, quem participa do curso tem 15% de desconto nos itens que foram usados no curso e 10% de desconto nos outros. Sinceramente, eu estou desempregada e realmente sem dinheiro agora, mas que dá vontade de comprar vários dos produtos, oh yeah, dá. xD Principalmente formas e batedeiras. Pena que... São caros mesmo. A batedeira mais barata que eu vi era R$469.90. É.

E esse post sai agora porque estamos no final de outubro e logo sai a programação de novembro (que eu já sei que vai ter curso de red velvet cake com o Caco e quero me inscrever :P)! Olha lá no site, os cursos não se resumem a gastronomia, mas é a parte que mais me interessa. xD Tem um limite de dois cursos gratuitos por mês, se não me engano, e às vezes é meio triste quando as vagas acabam antes de você conseguir se inscrever, mas... Quando dá é uma coisa linda. xD

Anyway, dica e opinião. :P


Agora
- Goldy, Once OST (musical)
- O video again. Eu amo esse video, cara.
- Twitter, Facebook, Youtube, emails, AO3
- Nada
- O Hobbit

Nenhum comentário:

Postar um comentário