segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pinacoteca do Estado – Passaporte de Museus

No mesmo dia em que eu e mãe fomos no Museu da Língua Portuguesa, passamos na Pinacoteca na sequência porque ficam um ao lado do outro e o passaporte cobria ambos (e a fila não existia xD). Acabamos não vendo tuuuudo nem ficando muito tempo porque, além do lugar ser enorme, as pernas já estavam doloridas por causa do passeio pelo Museu da Língua Portuguesa.

Eu não sei dizer, sinceramente, quais exposições a gente viu – literalmente,só entramos e fomos olhando o que mais chamava atenção. A coisa é que, embora eu adore arte, abstrato nunca me chamou a atenção ou agradou, e muito do que tinha lá era abstrato. Eu posso até olhar por um tempo e fazer um comentário sobre o que aquilo parece, mas não tenho o dom de encarar um quadro, uma escultura ou uma instalação por 15min e ver todo tipo de coisa poética nisso - it’s not my thing -, e lá muita coisa era abstrata.

Passamos por algumas instalações e entramos numa sala que eu não lembro bem o nome, mas era algo sobre arquitetura de quartos de princesa, e eram plantas INCRÍVEIS de... Well, suponho que quartos de princesas. xD É quase inacreditável, enormes, feitos à mão, formando verdadeiras estampas, mas, quando você olhava de perto, dava para reconhecer as janelas, portas, camas, guarda-roupas... Também nessa área tinha alguns quadros feitos com a planta de teatros e casas de show, coloridos e interessantes.

Algumas esculturas abstratas depois, entramos numa sala com paisagens LINDAS, pintadas em tela, do Brasil, a maioria de um Brasil pós-grito da Independência. É pra parar e admirar mesmo, difícil escolher uma preferida/mais bonita, e a sala tem gavetas com esboços incríveis – dá para reconhecer o produto final, quando tem. Num anexo dessa sala estavam itens da época, candelabros, imagens, crucifixo, um mais detalhado que o outro, um mais brilhante que o outro. A passagem nessa área eu super recomendo. o/

E nossa visita meio que se resumiu a isso, passamos em outra sala com quadros de paisagens brasileiras e voltamos para casa. Apesar de poder tirar foto lá dentro, eu acho meio esquisito fotografar quadros, acabei não tirando muitas, e acho que perdi algumas no submundo no meu celular, por isso, eis um post com mais texto e descrição do que fotos. :P

Mãe e eu fomos antes da exposição do Ron Mueck, então não pegamos fila nem nada. Agora, a fila para a expo dele pode ser fechada antes do horário, então dá uma olhada no site se quiser ver, mas fora isso, a Pinacoteca abre de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h), às quintas até as 22h e é grátis às quintas, após às 17h e sábados o dia todo. O ingresso custa R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário