sábado, 6 de julho de 2013

Universidade Monstros

Em geral eu faço isso na noite em que assisto o filme, porque a história ainda está bem clara, ainda lembro várias falas, enfim, é mais fácil. Mas o bloqueio bizarro que tomou conta da ala criativa do meu cérebro não permitiu que eu escrevesse uma resenha que fosse. Sério, foi trágico. Então, como faz mais de uma semana que assisti ao filme e passei a semana assistindo Les Misérables again and again – caso você não saiba, estava passando na TV -, ficam as desculpas por qualquer ponto importante esquecido.

Sinopse: Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Direção: Dan Scalon

Duração: 107 min.

Well, eu não vou dizer que eu esperei mais de dez anos por “Monstros SA 2”. Eu não esperei. Na verdade, depois de continuações como Carros 2 – que foi meio fail -, Cinderella 2 – que foi chatinho – e Pocahontas 2 – que foi tão terrível com a história original quanto Love Never Dies foi com a história original de Phantom of the Opera -, eu estava era com medo de um segundo filme. Mas, thank God, não era uma sequência. Era o muito mais aceitável “história antes da história”.

Então alguns pontos são bem óbvios – você meio que não tem dúvidas que Sulley e Mike vão terminar como amigos independente das bobagens que fizerem pelo caminho -, e as panelinhas bem clássicas de histórias e seriados – os nerds, os populares, as patricinhas... - serem bem, bem, BEM marcadas, o filme é bem divertido. Adorei também as personalidades e justificativas, de verdade, não esperava um Mike nerd “já li todos os livros sobre assustadores do mundo” e um Sulley arrogante e preguiçoso.

Por mais que você possa adivinhar o que vai acontecer, e em alguns trechos tenha me lembrado algum outro filme – alô, final do torneio tribuxo! -, eu gostei bastante, com certeza assistiria de novo.

A animação, sendo Pixar, é absurdamente linda, todos os cenários bem detalhados, coloridos, simplesmente... Lindo. Nessas horas eu lembro orque quero aprender modelagem e animação em 3D. :P E a dublagem, cara, sério, por mais que eu não seja muito fã de filmes dublados – alguns são bem-feitos, ok, mas tem alguns terríveis -, desenhos e animações pra mim TEM que ser dubladas. Uma frase completamente aleatória do Mike enquanto treinava a Oozma Kappa(“assim você mata o papai”) fez o cinema todo rir e não teria o mesmo efeito em inglês, simplesmente não teria graça em inglês.


E, se eu não esperei onze anos por Universidade Monstros, eu com certeza esperei meses e meses por O Guarda-Chuva Azul, curta da Pixar que passou antes do filme. If you don’t know, eu adoro os curtas e isso deve ter algo de influência do meu pai, porque ele também adora. Desde que saíram as imagens conceituais desse que eu estou esperando e, cara, nada de decepção! Lindo, lindo, lindo, delicado e meigo como sempre. Já valia o preço do ingresso, not kidding.



Agora
- One Song Glory, RENT (musical)
- Video da música
- Youtube, Facebook, Blogger
- Nada
- Vida
- Em escrever outro post
- Tédio

Nenhum comentário:

Postar um comentário