quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Lista de Schindler

Sinopse: "A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.”

Direção: Steven Spielberg

Duração: 195.5min.

A Lista de Schindler é um dos filmes que eu queria assistir quando era pequena, antes de saber sobre o que era, só porque meus pais tinham a VHS. Eu lembro de ler várias vezes o nome na capa e ficar curiosa, mas, obviamente, nunca assisti. Quando adulta, enrolei como criança, porque sabia que a história era pesada e, mesmo assim, leve perto do que realmente aconteceu.

O filme se passa durante a era Hitler na Alemanha, e mostra a história de um alemão, parte dos nazistas, que empregou e salvou mais de mil judeus, primeiro sem querer – ele só queria mão-de-obra barata – e, depois, de propósito, comprando a vida de tantos judeus quanto ele podia. É uma história baseada em fatos reais, Schindler existiu, e sua lista também. O filme é bastante gráfico, as mortes são pouco censuradas – você vai ver os tiros na cabeça, no peito, corpos no chão...

É um filme muito bom – extremamente longo (três horas, oi) -, e em preto em branco na maior parte do tempo. Actually, a única cor além do branco (fora a cena colorida no final) é o vermelho-escuro, na roupa de uma menininha, e aparece nos dois principais momentos de A Lista de Schindler. É interessante ver a evolução do próprio Oskar Schindler, que, mesmo enquanto ajuda judeus, não para de beber as bebidas mais cara, fumando os cigarros mais caros... Não muda o estilo de vida por muito tempo.

Enfim, ótimo filme, pesado, duro, mas ao mesmo tempo lindo. Dá para entender todos os Oscar ganhados, recomendo. ;)


Agora
- TV ligada
- Guerra de Cupcakes
- Facebook
- Nada
- A Menina Que Roubava Livros, Os Miseráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário