sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Instrumentos Mortais: Cidade das Ossos (2013)

Sinopse: "Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.”

Direção: Harald Zwart

Duração: 130min.

SO, eu percebi que eu nunca tinha escrito sobre esse filme antes, e no evento de shadowhunters eu percebi que eu lembrava de poucos detalhes da história, então pareceu o momento perfeito para assistir e escrever sobre. E, com essa distância, concluí que só tenho mesmo três problemas com o filme.

O primeiro foi o casting. Não gostei quando foi divulgado, foi o que me fez ter preconceito quase automático com o filme, e assistir agora não melhorou em nada, principalmente comparando com o cast da série – é tão melhor! Não que os do filme não sejam bons atores, mas a atuação não ficou lá uma maravilha na maior parte, e as caracterizações não batem muito com as descrições dos personagens nos livros. Acho que a única exceção foi o Luke, cujo ator no filme parece muito mais com o personagem que o ator na série (então espero por um acontecimento nível Nick Fury).

O segundo foi o CGI. Se fosse para um filme que não iria para o cinema, mais barato, sei lá, os efeitos seriam até ok, mas ficaram muito fakes! Acho que o melhor exemplo do meu problema com os efeitos é quando o Jace vai mostrar os portal para a Clary, ele apareceu no fundo com a mão no portal – até o pulso mesmo -, mas é metade do braço dele que aparece na saída do portal, ao lado da Clary e em primeiro plano. Um erro besta, mas que incomoda e que grita “fake”. Me tirou do filme mais de uma vez.

O terceiro, e maior, problema que tive com o filme foi o roteiro. Se tem um filme que seria interessante fazer dois de 100min no lugar de um de 120min, é de Instrumentos Mortais. A história ficou muito corrida, pouco explicada, quase nada fez sentido no fim das contas. Eu sei porque o vilão é o vilão porque li os livros, mas, se você não leu, não tem uma explicação no filme. A mesma coisa acontece com várias partes relativamente importantes do livro. Fica tudo muito raso, dá a impressão de ser tudo meio atropelado, é uma bagunça que não tem como dar certo, e é triste porque dá para ver que podia ser bom. De fato, se procurar sobre as filmagens, dá pra ver que ia ser bom, até montarem a edição final, que cortou vários flashbacks e, consequentemente, explicações necessárias ali.

A coisa é tão caótica que nem rola fazer aquela explicação geral da história que eu curto fazer quando comento filmes. Tudo vai acontecendo muito rápido MESMO, é como tentar colocar todo O Senhor dos Anéis num filme só e mostrar para pessoas que não fazem a menor idéia do que é um elfo.

A impressão que me deu foi mais ou menos a que eu tive quando vi Eragon, mas antes de terminar o segundo livro: para fazer uma continuação, ou gastavam um filme explicando tudo e arrumando a bagunça toda, ou seguiam por um caminho totalmente diferente dos livros – ou, na terceira opção para Instrumentos Mortais, ignoravam tudo e continuavam com uma sequência que não faz muito sentido no fim das contas. A continuação chegou a ser anunciada, mas foi cancelada porque o filme flopou mesmo.

É meio delicado indicar o filme porque pode afastar quem não leu os livros, mas também pode chamar a atenção pra ler e entender qual é realmente a história. Mas, é, o filme não é de todo ruim, então dê uma chance, mas tenha em mente que é um daqueles casos em que os livros são muito, muito melhores que o filme. :P

4 comentários:

  1. Olá,
    Eu tenho o livro, mas ainda não li, o filme nem vi e só pretendo fazer quando tiver lido a obra, mas uma vez que não faço a mínima ideia de quando lerei, fica difícil criar qualquer certeza. Mas gostei da resenha, é comum mesmo que as adaptações sejam inferiores (e muito) aos livros.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muuuito dos livros, então fiquei frustrada de ver o potencial jogado fora no filme, a boa notícia é que estão fazendo uma série e o que saiu até agora é bem promissor. :)

      Excluir
  2. Heey!
    Eu já li o livro e amei, porém quando eu assisti ao filme fiquei muito decepcionado, eles deturparam a história e perderam todo o potencial =(
    Adorei seu blog, já estou seguindo =D
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :D A primeira vez que assisti também fiquei bem decepcionada, detestei quase tudo, agora assisti e achei o que me incomodou de verdade. xD

      Excluir