quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O Pequeno Príncipe (2015)

Sinopse: "Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.”

Direção: Mark Osborne

Duração: 106min.

O Pequeno Príncipe é uma animação baseada no livro homônimo, que eu ainda não terminei de ler, então não posso comparar. xD Aliás, eu não sou das maiores fãs de O Pequeno Príncipe, o que mais me atraiu na animação foi justamente a animação, há tempos eu não via um trailer tão lindo (e não entendia nada, porque vi a primeira versão, em francês).

A animação é bem fofa e acompanha principalmente uma menina que não apenas eu não lembro de ter ouvido o nome durante todos os 100 minutos de animação, como eu não achei em canto algum da internet – então chamaremos apenas de Menina. Ela aparece pela primeira vez na fila de entrevistas do Instituto Wolf (ou Worth, ou... :x) junto com a mãe, e você percebe de cara que ela estudou muito para aquilo. Ela está ensaiando respostas e reações, e tem uma apresentação quase perfeita – exceto que o Instituto mudou a “grande pergunta” que fazem para os alunos que acham mais interessantes, e ela se atrapalha respondendo e desmaia.

que a história começa. Para que a filha entre de qualquer jeito no Instituto, a mãe procura uma casa na região da escola e organiza um plano de vida para a menina. Numa caixa enorme de madeira colocada logo na entrada da casa está um planejamento de vida mesmo, com imãs para acompanhar o desenvolvimento das coisas, dias planejados em segundos, para praticamente toda a vida, que a Menina segue ao pé da letra sozinha, porque a mãe está sempre trabalhando. Ao lado da casa recém-alugada mora um senhorzinho com espírito bem infantil, que tenta fazer amizade com a menina assim que descobre que a casa ao lado está alugada.

A amizade deles é linda, e é divertido de ver mesmo. O senhorzinho é o piloto que encontrou o Pequeno Príncipe, e vai contando as histórias para a menina durante as tardes em que a mãe dela está fora, e ela vai se tornando mais criança e menos robô. Quando ele está falando do Pequeno Príncipe, a animação lembra dobradura, é LINDO demais, e muito bem animado.

O filme cobre mais ou menos os meses de verão, tem até a quantidade exata de dias (porque acompanha o planejamento de verão da mãe da menina), e o começo é bem divertido e engraçado, mas do meio pro final ele fica angustiante e bem triste – pelo menos para adultos. É lindo, mas é muito triste, e o final para mim foi meio agridoce. Achei interessante, porém, como ele tem uma linguagem bem simples e é bem lúdico, os adultos entendem os temas mais profundos, mas é fácil para as crianças acompanharem o que o filme quer dizer.

No mais, a trilha sonora é linda, combina muito bem com as cenas, a animação, como eu já disse, é incrível, muito linda, muito colorida, muito bem feita, e eu vi dublado e gostei muito, foi bem traduzido e bem dublado. Tenho curiosidade de ver em inglês e em francês, mas é só curiosidade mesmo – assistir dublado é muito recomendado aqui. O que eu não recomendo,porém, é gastar mais e assistir em 3D. Achei o 3D MUITO fraco, a impressão que me deu em todo o filme é que o 3D dá profundidade para dentro da tela, não para fora, então na maioria das cenas, se você tirar os óculos, pouco estará fora de foco.

Tem uma ceninha extra bem curto no meio dos créditos (que descem ao invés de subir) que também vale a pena ver, e é mais um respiro depois de toda a tristeza – sério, cinco minutos finais eu estava perto de soluçar.

Então, filme mais do que recomendado, é muito lindo e vale a pena ver. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário