quinta-feira, 7 de julho de 2016

#68 Lendo: A Bela e a Adormecida

Sinopse: "Era o reino mais próximo ao da rainha, em linha reta, como voa o corvo, mas nem os corvos voavam até lá. Você pode achar que conhece esta história. Uma jovem rainha está prestes a se casar. Há anões bons, corajosos e valentes; um castelo envolto em espinhos; e uma princesa enfeitiçada por uma bruxa, segundo dizem os boatos, em um sono eterno. Mas aqui não há ninguém esperando que apareça um nobre príncipe em seu fiel cavalo. Este conto de fadas é tecido com um fio de magia negra, que vira e revira, brilha e reflete. Uma rainha pode acabar se revelando uma heroína, se uma princesa precisar ser salva.”

Autor: Neil Gaiman

A Bela e a Adormecida é um livrinho (inho mesmo) que causou alguma polêmica uns tempos atrás por causa de uma ilustração que mostrava duas mulheres se beijando – e isso era a única coisa que eu sabia sobre o livro, além da história que vendiam de “duas princesas que formam um casal”. Cara, como essa idéia não casa com a história do livro. ô.o

Aqui a protagonista é “meio que” a Branca de Neve, embora isso nunca seja realmente confirmado – num momento da história, é até comentado que os nomes se perderão e os personagens não se chamam pelos nomes -, que é rainha de um reino e resolve sair para descobrir o que está fazendo uma onda de sono mágica se espalhar pelos vilarejos e se aproximar da cidade de onde ela governa. Ela é acompanhada por três anões que acham que não são afetados pela magia porque são feitos de magia, assim como a rainha dormiu por um ano inteiro sem envelhecer ou morrer de fome, sendo provavelmente a única que poderia passar pela magia sem ser afetada também.

O destino deles é uma torre cercada por uma densa floresta de espinhos e rosas, onde setenta anos antes uma mulher adormeceu – nos anos seguintes, bem lentamente, a onda de sono mágico começou a se espalhar. Só o que parece ser indiferente ao feitiço são insetos – aranhas fazem teias em todas as pessoas dormindo, e em certo momento os viajantes encontram larvas também acordadas e vivas.

A narração do livro tem um quê bem infantil, e é obra de Neil Gaiman, mas as ilustrações são BEM detalhadas e até um pouco sinistras, algumas bem dignas de pesadelos, então eu não sei quão infantil é esse livro, mas, CARA, eu totalmente daria para crianças – especialmente meninas – lerem. A rainha é incrivelmente badass, é uma personagem forte, sábia, independente e um ÓTIMO exemplo pras meninas de hoje, de ontem, de amanhã.

O final tem um twists MUITO legal, e dá vontade de ver o que viria depois dele – porque a história do livro é legal, mas eu realmente queria mais aventuras da rainha. xD Eu totalmente recomendo o livrinho, e, sério, não se deixe enganar: o livro tem alguns temas, romance não é bem um deles. xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário