segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

#32 Lendo: Como Falar Dragonês

Sinopse: "Banguela foi capturado, um nanodragão logo, logo vai virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um herói... Soluço!"

Autora: Cressida Cowell

Entre os três primeiros livros, esse é sem dúvidas o meu “menos preferido”. Não é ruim, não é completamente chato, mas tem trechos bem chatinhos e arrastados O livro traz a continuação do treinamento de piratas/vikings em que Soluço e outras crianças vikings estão, dessa vez com um boletim que, basicamente, diz que Soluço é muito educado para ser um bom viking. Depois de falhar, de novo, em uma das aulas, parar dentro de um navio de romanos no lugar de um navio de pescadores pacíficos e ter seu dragão capturado e seu barco afundado, Soluço é sequestrado por romanos. Sim, um ótimo dia para o menino. Entre o primeiro encontro com os romanos e um campeonato "salve-se se puder", novas racás de dragões são apresentadas. É meio incrível a criatividade da autora pra inventar nomes, raças e características de dragões.

Como nos dois primeiros livros, cada novo dragão é acompanhado por uma “ficha” que dá um geral sobre ele - armas, defesa, velocidade, tamanho, cores... -, a maioria dos novos personagens ganha um desenho e uma descrição engraçada e algumas situações têm desenhos muito curiosos. Aliás, os desenhos são parte do motivo de eu gostar tanto desses livros, onde não tem manchas nas páginas tem desenhos dos personagens, ou as fichas dos dragões, ou – meus preferidos – cópias de livros e folhetos, com todos os detalhes possíveis.

E eu reparei que o Banguela diminuiu de tamanho nos desenhos desse livro. No primeiro, Soluço segura o Banguela com as duas mãos, enquanto nesse o dragão fica tranquilamente em cima do capacete – parecendo menos conforme as páginas passam. Kinda weird.

Esse deve ser o primeiro livro que o final fica bem “em aberto”. É o final da aventura do livro – que é, resumidamente, um encontro com os romanos -, mas deixa um problema em aberto para o “continua no próximo livro” e, se você não perceber isso, as últimas páginas deixam isso bem claro com um “descubra no próximo volume das histórias de Soluço”. E, se depois do primeiro livro eu precisei pesquisar pra descobrir qual seria o segundo, esse avisa que o próximo é Como Quebrar a Maldição de um Dragão. Eu já não me arrisco a tentar adivinhar qual a história do próximo, mas me deu vontade de assistir o filme de novo – tenho a impressão de que cada livro tem algum elemento que foi parar no filme.

Enfim, meu menos preferido, mas ainda um ótimo livro, bem divertido de ler e dá pra rir bastante com o General Magro tentando falar dragonês. xD Sinceramente, acho que não precisa ler os outros dois para poder acompanhar a história desse – todos têm boas introduções dos personagens sem ser enrolado demais -, mas recomendo os três livros porque é um mais divertido que o outro. :P


Agora
- Angel With a Shotgun, The Cab
- Nada
- Youtube
- Nada
- Os Miseráveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário