quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Frozen

Sinopse: "A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mativessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio."

Direção: Chris Buck, Jennifer Lee

Duração: 108min.

Se eu demorei e não me arrependi de não ter gasto 20 reais no ingresso para assistir A Princesa e o Sapo no cinema, eu demorei bem menos e me arrependi bem mais de não visto Frozen na telona. O problema maior foi falta de companhia e preguiça de ir sozinha, o que meio que lembra que não fui eu que não quis assistir, mas ok, passou, vamos ao que interessa.

A história de Frozen foi baseada em um dos contos mais elogiados de Hans Christian Andersen, The Snow Queen... Que, como quase todos os contos que a Disney transforma em “de fadas”, ficou tão totalmente diferente que mal a mal dá pra falar que o desenho foi inspirado no conto. Tem neve, tem uma rainha, tem um menino e sua rena... E tem nomes relacionados ao autor. E só. O que, incrivelmente, é muito bom, porque a história da animação ficou bem mais bonitinha, meiga, infantil e divertida que o conto original permitiria. Curioso é que foi mudado em algum momento da produção, porque o storyboard dá uma idéia de Elsa má e uma das primeiras versões divulgadas teria o feitiço lançado no coração da Anna propositalmente. Sinceramente, que bom que mudaram, ficou bem mais interessante uma Elsa confusa e assustada do que ficaria uma vilã super-poderosa como... Well, qualquer vilã da Disney.

A animação é bem lindinha – ainda acho o rosto da Anna bem parecido com o da Rapunzel, mas ok – e trabalhada. Um dos motivos que me levou a assistir agora foi a quantidade bizarra de spoilers que o tumblr pode trazer, além de várias teorias, estudos e comparações entre o que foi liberado do storyboard e da primeira versão da história com o produto final, então deu para ver bem a mudança da Elsa de vilã para boazinha e todos os detalhes de textura em tecidos, gelo e neve e as expressões dos personagens – especialmente Elsa e Anna. Vale a pena ver alguns dos posts (só procurar a tag #frozen) justamente por esses detalhes, dão vontade de assistir de novo só para procurar tudo no filme.

Agora, provavelmente minha parte preferida da animação, junto com a mudança da história original, é a música. A long time ago eu fiz um post sobre a possível trilha-sonora da animação, pouco depois de anunciarem a Idina Menzel como Elsa e um dos produtores citar Wicked (no chutômetro, eu digo que ele comparou Let It Go com Wicked), e eu falei que, se Frozen estivesse minimamente perto de uma de Wicked, já valeria o ingresso... E estava. Let It Go com certeza está na altura de Defying Gravity, tão linda quanto, a voz da Idina está incrível nas duas e são ponto de mudança na história. Adorei, adorei, adorei, estou totalmente feliz que poderei ver Idina Menzel cantando ao vivo no Oscar. :)

Enfim, animação linda, história linda, músicas ótimas, final quase previsível. Sem dúvidas vale muito a pena assistir.


Agora
- Videozinho aleatório
- O videozinho aleatório
- Youtube e Facebook
- Bolo de caneca \o/
- Cenas de Nova York e Outras Viagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário