terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobre o sétimo

Então, ainda falam que você não deve falar mal da faculdade onde você faz o curso. Certo, faz sentido, afinal, se não está bom, por que diabos continuar ali? Que procure outra melhor, diz a lógica.

E eu concordo, porque nada mais desagradável que alguém reclamando sem mover um dedo sequer para melhorar a situação. Por isso, não exatamente da Uninove que eu reclamo.

É da lógica sem lógica alguma de ensino deles. Primeiro semestre, segundo semestre e até terceiro semestre ficamos sem entender muito bem a utilidade das matérias. Por que iniciação à produção acadêmica no primeiro e segundo semestre, se o TCC, que é o que mais exige normas ABNT e coisa e tal, vem só no sétimo semestre? Ao longo dos quatro anos de faculdade, é BEM óbvio que as normas vão sofrer alguma alteração.

Tivemos linguagem radiofônica, rádiojornalismo, “pauta, reportagem, redação” de rádio e agora rádio (como produto jornalístico). Tudo seguido, assim, desse jeito. Semestre passado foi um tédio... Total. Não tem palavra melhor pra descrever meu estado de espírito ao ir para as aulas do que “desanimada”. Sabe uma aula chata? Daquelas que te dá vontade de sair correndo, mas a quantidade de faltas te prendem?

Talvez para compensar, esse semestre foi aquele que você jura que vai enlouquecer antes do final. Eu fiquei como diretora do programa de TV, do programa de rádio, editora e diagramadora de revista e editora e designer de web. É, nosso semestre foi baseado nesses quatro “produtos jornalísticos”. A loucura cansa, sabe?

Eu não sei se chego ao final desse semestre feliz com os resultados dos trabalhos – éééé... Não -, feliz por ter chegado ao final ou realmente insone, agitada pela rotina puxada. E agora? Parece que sempre falta alguma coisa para fazer.

E, antes que alguém pergunte porque fiquei responsável por tudo, adianto que não sei. Numa hora eu era a diretora de TV, no outro era a “diretora do grupo”. E a única que entende de diagramação e design, então a escolha óbvia.

Alguns resultados dão orgulho, mas, sério, não façam isso com os alunos, ok? Ninguém merece ter que produzir tanta coisa enquanto estuda para a integrada – sobre o quê é a pergunta aqui – e lê uma biblioteca para fazer o TCC. Lembrem-se que são humanos, tá? Para pagar a faculdade, trabalham, têm uma família e uma sanidade para manter. E querem chegar ao final do curso inteiros.

E, honestamente, nós dificilmente vamos ter que trabalhar nos quatro produtos ao mesmo tempo, se tivermos, não teremos TCC pra ajudar a derrubar. Bom-senso, sim?

Ah, e o mais importante, dificilmente alguém fica feliz em gastar 80 reais para imprimir um trabalho. Eu vou cobrar minha revista de volta, porque ela deu trabalho demais para ficar de presente para professor.


Agora
- I Won’t Say I’m in Love, Hércules
- Nada – TV só quando acabar aqui
- Twitter, Blogger.com, Youtube, Ebooks
- Nada
- A correção do TCC e os Ebooks
- Que quero dormir a semana que vem inteira pra compensar esse semestre dormindo mal
Frio... E tem como sentir outra coisa? xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário