quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald (2018)

Sinopse: Em um esforço para frustrar os planos do terrível bruxo das trevas Gellert Grindelwald (Johnny Depp), Alvo Dumbledore (Jude Law) recruta seu ex-aluno Newt Scamander (Eddie Redmayne), que concorda em ajudar, desconhecendo os perigos que estão por vir. As linhas são desenhadas à medida que o amor e a lealdade são testados, mesmo entre os mais verdadeiros amigos e familiares, em um mundo bruxo cada vez mais dividido entre seres de magos sangue puro e seres não-mágicos.

Direção: David Yates

Duração: 134min

Ok. Pela primeira vez em muito tempo, eu sinto que, para passar completamente a minha impressão do filme, preciso de spoilers. Bear with me here, eu deixo um aviso bem grande quando chegar aos spoilers.

Animais Fantásticos - Os Crimes de Grindelwald é, obviamente, uma continuação direta de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a história começa cerca de seis meses depois do final do primeiro filme - diretamente com Grindelwald sendo transferido dos Estados Unidos para a Europa porque... Sim. Aparentemente ele esteve preso durante todo esse tempo, causando alguns problemas com seu alto poder de convencimento. Acho que é até mostrado no trailer, mas esse plano dá errado e ele consegue escapar e fugir para Paris, onde está o Credence, que sobreviveu ao final do último filme e foi para a Europa atrás da própria família.


Enquanto isso, Newt está ainda em Nova Iorque, tentando embarcar para outro país e sem querer se envolver com Grindelwald ou Credence. Aliás, pausa aqui para comentar que, até agora, as teorias de que o Credence estava vivo eram motivadas pela cena do Newt encarando a fumaça e todo mundo entendendo que ele sabia que o Credence tinha sobrevivido, e eis que chegamos nesse filme e todo mundo sabia que o Credence sobreviveu e foi para a França, MENOS o Newt. Ok, voltando, Newt estava banido de viagens internacionais depois dos acontecimentos no final do primeiro filme - "metade da cidade foi destruída" -, e só resolve sair de forma clandestina quando descobre que a Tina está em Paris. Ou em Londres, não lembro, er.

Ainda nesse começo, o irmão mais velho do Newt é apresentado - Tesseu, noivo da Leta Lestrange, auror, e que me lembrou muito o príncipe Harry, sei lá porquê -, e ele é bem simpático? Ele tenta ajudar o Newt, conseguindo um emprego para ele, depois está apenas cumprindo as ordens de caçar o Grindelwld. E meio que apresentam a Leta, mas meio que não faço ideia do que ela faz da vida, embora eu ache que ela é auror também.

E, ainda nesse começo, Queenie e Jacob voltam à história e também vão para a Europa. Claro.


Então temos Jacob procurando a Queenie, Queenie e Newt em teoria procurando a Tina; Tina, Tesseu e Grindelwald em teoria procrando o Credence, Credence procurando informações sobre quem ele é ou sobre seus pais biológicos, e Leta e Yusuf meio jogados na história também procurando o Credence. Yeap, é tipo um esconde-esconde gigantesco misturado com pega-pega, e renderia um belo jogral.

Y'know, se você leu até aqui, provavelmente já reparou que eu não gostei do filme. O maior problema que eu tive foi justamente com terem pulado algumas explicações, parece ter uma conveniência meio preguiçosa e, ok, já surgiram teorias que expliquem alguns dos "furos", mas, para mim, ainda soa preguiçosa. Falando só sobre coisas que os trailers mostraram e/ou relacionadas ao primeiro filme:


- O Credence não morreu no final do último filme, ok, não surpreendeu ninguém, mas ele começa esse filme num circo em Paris. Como ele saiu de NY se, em teoria, o contato dele com o mundo bruxo era o Grindelwald? O Newt teve banimento de viagens internacionais, mas o Credence viajou de boa? Como ele conseguiu a dica de que encontraria família em Paris? Como foi parar no circo dentro de um Beco Diagonal francês?

- Ainda sobre esse circo, qual a grande novidade para bruxos verem uma pessoa se transformar num animal? Animagos são bizarros, então?

- O Newt deu a entender que o Tesseu era a pain in the ass, mas ele não foi nada além de simpático até agora? Até tentou ajudar o Newt?

- Minerva McGonagall aparece aqui, e isso foi entregue num trailer, mas ela ainda nem nasceu? E isso não é considerando as informações no Pottermore, é considerando as informações em A Ordem da Fênix, quando ela fala para a Umbridge há quantos anos dá aula em Hogwarts. Isso adicionou quase 30 anos a mais à personagem, e onde ela estaria quando Tom Riddle vai para Hogwarts, se ela só começou a dar aula depois que ele já tinha passado pelo castelo?


Yeap... Muita coisa conveniente, não explicada ou com teorias ainda mais absurdas para cobrir. Mesmo tirando os dados do livro e ignorando as pequenas coisas, ainda dá uma história com pouco desenvolvimento real. Parece ser o "filme do meio", mas é só o segundo de cinco, literalmente ainda não chegamos ao meio, e já está decepcionante. Além disso, Newt estava meio sobrando nessa história? Eu sei que já falaram que ele talvez nem esteja nos próximos filmes, mas até o título ficou bizarro - os animais fantásticos ainda são incríveis, o cuidado do Newt com eles ainda é uma gracinha, mas eles não tem muita razão de ser aqui. Newt cuidando deles é uma das minhas partes preferidas, mas foi tão fora da história do filme que não chega a ser um elogio.

E quanto mais você pensa, pior a coisa fica!

Agora, para continuar a explicação do porquê não posso dizer que gostei do filme, spoilers, fique avisado, a partir do próximo parágrafo, SPOILERS. Eu resumo tudo com: o filme foi bem fraquinho, com bastante exposição, pouco avanço da trama, destaque para alguns personagens que não fizeram cativaram o bastante, um ar de fanfic B que incomoda, e muitas perguntas para quase nenhuma resposta. Porém trilha sonora interessante, novas e antigas criaturas (que fazem o filme valer a pena, pra mim) e parece ter deixado algo encaminhado para o próximo.

Agora, spoilers.

Último aviso: SPOILERS.


Primeiro, Jacob. Ele e a Queenie são um casal, ok, gracinha, todo mundo esperava/torcia por isso. mas não tinha como dar uma explicação decente? Ou faça como o Crendece - nem dê explicações. A história de "não apaga a memória, só as lembranças ruins" é TERRÍVEL. É pior que uma desculpa preguiçosa.

Segundo, Queenie. Ela estava mais perdida que eu nesse filme, e. Não. Faz. Sentido. Ela é legilimente, por Deus, e se junta aos Grindelwald porque quer casar com o Jacob? Wtf? Grindelwald oclumente ok, mas, c'mon, tem um monte de apoiadores dele naquela reunião, ela não leu a mente de ninguém? Não pegou nenhum pensamento estranho sobre supremacia puro-sangue?

Terceiro, o próprio Grindelwald e o mundo bruxo. Eu sempre achei que as guerras bruxas tinham entrado "no lugar" das guerras "trouxas", mas ele mostra cenas da Segunda Guerra Mundial para convencer as pessoas, e eu podia jurar que ELE era o Hitler bruxo? O que meio que piora a situação da Queenie, porque ela seria a judia que se juntou ao Hitler. Mas, se a Segunda Guerra Mundial aconteceu... Não tinha um bruxo para para os nazistas? Eles apenas se desligaram do mundo e deixaram milhões de pessoas morrerem mesmo?

Quarto, Dumbledore e Grindelwald. Y'know, não me incomoda tanto a mudança de matéria, como, apesar de tudo, não me incomoda tanto a presença da McGonagall - dos problemas o menor -, mas a história do pacto de sangue me incomoda, er. Porque a história toda gira em torno de Dumbledore ser o único capaz de parar Grindelwald, e Grindelwald ser o único capaz de lutar contra o Dumbledore, mas a Ariana morreu num duelo entre os dois. Aliás, o motivo dado nos livros para que Dumbledore tenha demorado tanto para ir à luta foi justamente o medo de saber que o feitiço que matou a Ariana partiu da varinha dele. Anyway, ele insiste que não pode lutar contra o Grindelwald e o motivo é o pacto, mas ele já lutou, e eu suponho que o pacto já existia, porque não faz sentido fazer um pacto de sangue com alguém que discorda das suas ideias, I mean...

Sobre Aurelius Dumbledore, eu prefiro esperar os próximos filmes porque o Grindelwald totalmente pode estar mentindo, já que os pais do Dumbledore morreram antes do ano em que o Credence teria nascido, Grindelwald é conhecido pelo poder de manipulação - como conquistar o Credence? Dando a ele a identidade que ele tanto procurou -, e eu duvido que Rita Skeeter não teria descoberto isso embora eu também duvide que ela não descobriria que ele é gay, mas ok, vida que segue.

e é isso., um post gigante, muitas dúvidas que talvez nem sejam respondidas, e a continuação só chega em 2020, so... Yeah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário