quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

#365Project 2015


Esse post era pra ter sido feito e postado no começo do ano, mas não rolou – foi ficando pra depois e depois e... É -, então vai agora. \o/ Antes tarde do que nunca, literalmente. /o/

O motivo é bem simples: com minha nova organização pro 365 Project, ficou bem mais fácil de fazer o projeto funcionar. Eu posto direto do instagram no Facebook e no Tumblr, e depois faço um post semanal aqui com as fotos tiradas durante cada semana.

Eu acho que já fiz um post desse tipo, mas quando recomecei o projeto esse ano, alguns amigos perguntaram sobre, ou não entenderam como funciona. Basicamente, é um exercício de responsabilidade sem muita pressão, um treinamento do famoso olhar fotográfico, um teste para a sua criatividade e um incentivo. Durante 365 dias, começando em qualquer dia do ano, você posta uma foto – basicamente, é isso, uma foto por dia.

Por toda a internet existem opções de temas diários, semanais ou mensais, que vão desde algo específico como “sua letra de mão” até os mais abertos, como uma cor. Tem até quem coloque como objetivo tirar 365 fotos do mesmo lugar, ou de si mesmo, para ver a evolução ao longo do ano. Não existem regras sobre isso, mas você aprende logo nos primeiros dias que, uma hora ou outra, vai ser útil ter uma dica para um tema. Você também aprende que, sim, alguns dias atrasarão, e aí precisa da organização para não se perder e não parar – não desanimar porque faltou aquele dia ou aqueles dias.

Essa deve ser a terceira tentativa que eu faço, já parei por falta de ânimo e por problemas no caminho. Dessa vez, resolvi postar no instagram e, automaticamente, no facebook (pessoal, estou pensando em passar para a página do blog) e no tumblr. Aqui no blog as fotos são postadas na manhã dos domingos, e eu gostei mais desse jeito. Nao preciso ficar passando a foto pro pc para postar no blog, não sobrecarrego o blog com imagens ou com posts mais “vazios”, e se atraso alguma, não fica bizarro no blog também. Já foram 34 dias, hoje sai a foto 35, e estou indo bem. Já fiz uma semana “temática” – coleções – e foi bem divertido, estabelecer um tema para a semana é algo que eu gostei de fazer e pretendo repetir.

Se você se interessou pelo projeto,alguns sites que eu recomendo para ajudar nesses 365 dias de fotos são o 365project.org, que oferece um suporte para você organizar suas fotos, fóruns de discussão (para detalhes técnicos ou não :P) e uma muito útil lista de temas semanais, o Digital Photography School, que tem, nesse link específico, 11 dicas para ter êxito no projeto (sendo as que eu mais gosto "sempre tenha sua câmera com você", "saia da sua zona de conforto" e "não existe momento como o agora"), o Photojojo Blog, com dicas para começar a executar o 365 Project, bons motivos para aderir e exemplos de projetos, e o Capture Your 365, que tem desde dicas até as galerias completas de 365 Project passados.

Se quiser ver o que jáfoi postado por aqui, é só ver a tag 365 Project. Por ela você consegue ver não só o que foi postado do projeto 2015, como nas outras tentativas. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário