domingo, 19 de dezembro de 2010

"And so this is christmas..."

“I hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young”

Happy Xmas (War is Over), John Lennon


Todo ano eu vou às missas em dezembro. Ou em todas que eu posso. Adoro o tempo do advento, a decoração, as leituras e tudo que faz parte dessa época. Ontem foi... Ãhn... A missa de envio, talvez, dos novos coroinhas da Anunciação. Bem bonitinha, como costuma ser.

Desde os 15 anos eu sou coroinha... Ou fui coroinha até... Bem, sinceramente não sei, e honestamente pouco importa saber o período exato. Como já era de esperar, meu ser coroinha nunca foi igual aos outros. Nunca participei da tal missa de envio, minha mãe nunca colocou a roupa de coroinha em mim porque, bem, eu nunca tive uma roupa de coroinha "minha".

No geral, a história é engraçada. Minha irmã fez o curso de coroinha na época em que eu era crismanda, fez tudo certinho e seria coroinha quando o bispo fosse rezar as missas na igreja e na capela. Só que ela machucou o joelho e não poderia participar - e eles precisavam de três coroinhas. Pior ainda, minha irmã era a mais alta e, por isso, levaria a cruz.

Eu comecei o curso três vezes, mas nunca terminei. Não porque eu não quis, mas nunca tinha fim. O padre mudou, o seminarista sumiu, o padre mudou outra vez. Então eu tinha a "base", por assim dizer. Como Mah não podia ir, e tinhamos o mesmo tamanho, peguei a roupa dela e fui eu mesma ser coroinha na missa do bispo. Levei a cruz durante a procissão e tudo.

Nos outros dias, cobri minha irmã em todos os horários que ela estaria. O Luizinho, professor da Mah, disse pra minha mãe que, se eu não aceitasse que era coroinha àquela altura do campeonato, jamais aceitaria, porque eu era sim uma coroinha - mesmo sem ter completado o curso ou "ganhado" a roupa. E eis que uma roupa de coroinha do meu tamanho brotou no ármario. Adotei. Enquanto a Mah era coroinha, eu era também, nas mesmas missas - e, às vezes, era aos domingos também.

Com a Ingrid e a Rose, nos divertimos bastante com isso. Até que ela, por motivos que eu não sei até hoje, resolveu se afastar de tudo. Virei, então, o "pau-pra-toda-obra", carreguei cruz, vela, bíblia, toquei sino até minha tendinite deixar meu braço fraco demais, parei a procissão pra Rose poder amarrar o tênis. Fui coroinha sempre que precisavam de algum, quando me pediam. Três vezes, coloquei a roupa só pra acompanhar crianças da catequese recém-formadas coroinhas. Outra fui "comandante" dos 8 coroinhas que estavam na procissão pela primeira vez. Meu tio diz até hoje que eu parecia estar tentando estacionar um avião.

Se eu volto a ser coroinha, agora que tem sete pequeninas pessoas por lá? Bem, se pedirem... Ou se precisarem de mim na próxima Páscoa, com certeza. :P


Agora
- She, Green Day
- A Bela e a Fera
- Youtube
- Bis
- Post da Lux que to escrevendo
- Que tenho que acordar bem cedo amanhã, mas o sono está se escondendo atrás da minha insônia e não quer aparecer
- Calor, calor, calor. Por que não liguei o ventilador ainda? õ.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário