quinta-feira, 9 de julho de 2015

#41 Lendo: Captains Courageous

Sinopse: "As aventuras de Harvey Cheney Jr., o filho arrogante e mimado de um magnata do ramo ferroviário. Levado ao mar após cair de um navio transatlântico a vapor e resgatado por pescadores no Grand Banks, Harvey não pode convencê-los a levá-lo a terra firme, nem convencê-los de sua riqueza. No entanto, o capitão da embarcação lhe oferece um emprego na tripulação até retornar ao porto. Harvey, sem alternativas, acaba aceitando, e assim começa uma série de testes e aventuras onde o menino aprende a ajustar a sua nova vida dura, e dá os primeiros passos para se tornar um homem.”

Autor: Rudyard Kipling

Captains Courageous foi uma (péssima) escolha que fiz pro Calendário literário do ano passado, e eu até terminei de ler em 2014, mas demorei muito pra terminar, rolou uma ressaca literária pesada e eu agradeci horrores por ter lido em ebook – é domínio público, então não gastei nada com ele. Ou seja, eu detestei o livro.

Meu principal problema foi a maneira do autor escrever. Todas as falas dos personagens são escritas da maneira como são faladas – então, se o “is” dele soa como “as”, estará escrito “as”, e se a frase “what’s going on?” soa como “whazzgoion?”, é isso que estará escrito -, e tem vários personagens com sotaque de outros países. Várias vezes, eu precisava ler algumas vezes, testando pronúncias, para as falas fazerem sentido. É um saco, porque acontece MUITO, e eu tive que ficar parando a leitura várias vezes. Isso me tira totalmente da história.

Outro problema foi a repetição do que acontece no barco de pesca. Sabe quando tem mais informação do que realmente te interessa? O autor explica passo a passo, da pesca do peixe até a limpeza para armazenamento ou preparação, e isso é CHATO. Além disso, ele repete as coisas, te passa a impressão de rotina e pouca coisa acontecendo, o que é interessante para a história do protagonista, mas acaba exagerado e fica monótono de ler. Dava preguiça mesmo.

Mas vamos à história. O protagonista do livro é o Harvey, um menino de 15 anos, mimado, filho de um magnata, que cai (de uma maneira meio bizarra) no mar durante uma viagem num transatlântico, e é resgatado por Manuel, um português tripulante do We’re Here, barco do capitão Diskos. Ele tenta convencer os pescadores a voltarem, que o pai dele poderia pagar o equivalente a temporada de pesca que eles com certeza perderiam, mas ninguém realmente acredita nele – afinal, ele é só o menino que estava no meio do mar, sozinho. Decidem, porém, que ele pode voltar depois da temporada, e que ele vai ter que ajudar e trabalhar no período em que estiver com eles.

Se não me engano, ele passa quase um ano com a tripulação do We’re Here, e o autor passa muito a sensação de rotina, de dias iguais, que foi outro ponto negativo para mim. Ele consegue passar muito bem, porém, o crescimento do Harvey, ele vai amadurecendo e aprendendo conforme o tempo passa e as pessoas vão contando suas histórias. Esse é um ponto bem positivo do livro, você vê a evolução do protagonista.

E... É isso. xD Eu realmente não consegui curtir o livro, gostei de alguns trechos, mas achei a maior parte monótona. Talvez meu inglês que seja fraco e eu não entendi a história? Talvez. Talvez eu não seja o público-alvo? Provavelmente. Não está na minha lista de indicações, mas opiniões são bem pessoais, right? :P

Tem video meu no canal falando sobre o livro, aliás, veja aí embaixo! :D To tentando colocar pelo menos um video por semana no ar, às quartas. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário