terça-feira, 21 de janeiro de 2014

#29 Lendo: O Retorno do Rei

(siiiim, eu quase ouço os cantos de aleluia xD mas a primeira resenha de 2014 finalmente está aqui o/)

Sinopse: "É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, "quanto à 'amplitude' imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página". Tolkien criou em "O Senhor dos Anéis" uma nova mitologia, num mundo inventado que demonstrou possuir um poder de atração atemporal. "

Autor: J. R. R. Tolkien

O Retorno do Rei sempre foi meu filme preferido na trilogia. O maior, sim, mas, cara, é tão lindo! Então, dá para perceber, eu tinha expectativas enormes para esse livro... E não decepcionou at all. Se o primeiro é beeeem parado e o segundo tem partes bem chatinhas, o terceiro é lindo, tem poucos trechos realmente parados – mas ainda tem aquela coisa de “contar história” e você revê vários personagens que só apareceram no primeiro ou no segundo livro -, tem a batalha enorme nos campos de Pelemor, tem as minhas duas cenas preferidas do filme, que eu descobri serem exatamente como no livro... Entre os três, para mim, o terceiro livro é o melhor, é o meu preferido, é o que me deu vontade de reler assim que terminei a última página.

O terceiro livro é, provavelmente, o mais tenso entre os três – mesmo tendo, no primeiro, o fim da Sociedade do Anel -, quando tudo dá errado, depois, dá certo, depois dá errado, depois dá certo. O livro é dividido em livros, que alternam entre os personagens, já que cada um está em um canto diferente da Terra-Média, e, obviamente, Frodo e Sam estão mais no último livro, e dá dó dos dois, sozinhos, cansados, com pouca comida, pouca bebida e dormindo poucas horas por medo de serem descobertos/atacados durante o sono – e, para melhorar, sem qualquer esperança de voltar para casa depois que destruírem o Um Anel. Enquanto isso, Merry está com Theóden, Pippin está com Denethor, Aragorn, Gimli e Legolas aparecem bem pouco enquanto as Sendas dos Mortos.

Então tem sequências bonitinhas do Merry com o Theóden – que foi “adotado” como pai pelo hobbit -, sequências mega sombrias com Pippin e Denethor – que estão mais perto de Pelemor e, consequentemente, veem a escuridão chegando primeiro e Pippin fica praticamente ilhado na cidadela com um rei maluco e uma batalha enorme acontecendo bem na frente dele -, sequências no mínimo esquisitas com Aragorn, Gimli e Legolas, que são seguidos por fantasmas enquanto procuram os mortos amaldiçoados, e depois tem toda uma angústia quando a narração vai para Frodo e Sam.

Talvez seja por já ter visto o filme, talvez seja por não simpatizar com o personagem, praticamente nenhuma morte durante a batalha me entristeceu. São trágicas, mas, mesmo sem ver o filme, creio que são esperadas – é uma guerra, oi? – e podia ser pior – ok, isso não é legal, masé verdade. E o desfecho, embora trágico, é bem previsível, mas nem por isso decepciona. xD É até legal a coisa de “e tudo terminou bem”, um ótimo final para uma história incrível.

E, claro, aqui você ainda tem a narração-contador-de-histórias e descrições de lugares tão absolutamente perfeitas que dá para imaginar direitinho e dá vontade de desenhar tudo. Também é incrível ver, principalmente no caminho de volta para o Condado, todo o mundo criado pelo Tolkien, lugares, mapas, criaturas, histórias inteiras para cada personagem. Ok, eu não me arrisco a pronunciar nem metade dos nomes que aparecem, mas é incrível como tudo é descrito de tal maneira que, se contar para alguma criança que isso aconteceu na Terra milhares de anos atrás, ela provavelmente acreditaria em você.

Enfim, trilogia maravilhosa, livro incrível, história encantadora, e eu com certeza pretendo reler todos. Agora ficaram faltando só os apêndices (são umas 200 páginas de extras, oi), que na minha versão (volume único) fica tuuuudo no fim do livro, depois da trilogia. Eu quero ler porque, nos blogs das gravações de O Hobbit, Peter Jackson mostrou que um dos lugares onde foram buscar informações para acrescentar nos filmes foram os apêndices de Senhor dos Anéis – um dos capítulos chama, de fato, Thorin. E dá vontade de rever os filmes, principalmente porque dez anos é tempo suficiente para os detalhes desaparecerem e o fim de um-começo de outro estarem beeeeem bagunçados na minha cabeça. Mas dessa vez quero as edições estendidas. o/


Agora
- Ler ou Não Ler, indicação da minha irmã para a minha recente busca por canais literários xD E vizinha gritando, porque, né. -.-‘
- O video do Ler ou Não Ler
- Facebook, AO3, Youtube, Twitter, Tumblr, trampos.co, emails
- Nada
- Jogos Vorazes, Finale, Les Miserables

Nenhum comentário:

Postar um comentário