domingo, 5 de janeiro de 2014

Frost/Nixon

Sinopse: "Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites. "

Direção: Ron Howard

Duração: 122min.

Eu assisti o filme sabendo, bem por cima, toda a história. Então eu sabia da entrevista, de ser um dos destaques na carreira do Frost e da importância quanto às declarações do Nixon, e não tive muitas surpresas no filme. xD É um filme relativamente longo para o período de tempo que ele cobre, mas parece passar muito rápido, principalmente quando a entrevista de fato começa a ser gravada.

O filme foi indicado ao Oscar e eu conheci, primeiro, pela apresentação do Hugh Jackman na abertura do Oscar, é, mas só tive curiosidade de ver depois de ler uma matéria que saiu no dia em que o Frost morreu, ano passado. Um dos pontos da matéria, que até dá pra entender, é que o filme tem muito de fantasia e ficção misturado com os fatos reais – o telefone do Nixon bêbado na véspera do último dia, por exempo, não aconteceu, e Frost não atacou, da maneira que o filme mostra, com perguntas sobre o Watergate para encurralar e fazer o Nixon admitir que estava errado. Várias críticas, de fato, foram com relação a essa parte mais fantasiosa.

Sobre o filme em si, é muito, muito bom, bem fluido, não é chato/cansativo, mesmo quando chega nos primeiros dias de entrevista, em que é quase frustrante ver Frost sendo dominado pelas respostas gigantes e cheias de floreios do Nixon. É bem legal ver os desenvolvimentos dos personagens, também, com Nixon sendo um grande manipulador e Frost sendo, basicamente, interesseiro, buscando algo que os jornalistas não conseguiram e sem realmente dar muita atenção até ver que a carreira dele estava na linha junto com a imagem do Nixon – e é um verdadeiro alívio quando ele resolve se mexer e estudar o entrevistado, sério.

O final não é apenas previsível como conhecido, mas nem por isso ficou ruim. :P Também adorei que as sequências do filme são acompanhadas por depoimento dos personagens sobre a situação – desde os jornalistas que acompanharam o Frost, a namorada e os assessores do Nixon.

Enfim, filme muito legal e que valeu a pena assistir. ;)


Agora
- Red Haired Mary, cast de Once
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube,
- Nada
- O Retorno do Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário