quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Austenland

Sinopse: "Com mais de 30 anos de idade, Jane Hayes (Keri Russell) não consegue encontrar um namorado, porque nenhum homem lhe parece à altura de seu grande ídolo: o Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen no romance Orgulho e Preconceito. Um dia, ela decide gastar todas as suas economias e voar ao Reino Unido, onde existe um resort especializado em acolher as mulheres apaixonadas pelas histórias de Austen. Lá, ela descobre que o homem do seus sonhos pode se tornar uma realidade."

Direção: Jerusha Hess

Duração: 97min.

E mais um para a lista de filmes inspirados/baseados nas histórias de Jane Austen. \o/ E de novo eu culpo o Thiago por isso. \o/

Austenland é um filme de 2013 e, basicamente, mostra como alguns sonhos podem ter um resultado bem frustrante. A história é sobre Jane, uma mulher de 30 anos apaixonada por Jane Austen... Que perdeu a noção entre hobby e excesso. Ela é obcecada e dá para perceber logo na primeira cena, quando ela aparece com um vestido digno de 1800, um penteado de 1800 e, mesmo estando num restaurante/lanchonete, com uma xícara de chá vintage. E tudo que poderia ser usado para mostrar como Jane está perdida no mundo de Austen é, de fato, usado: um namorado dando o fora (quase literalmente), um ex-namorado provocando por causa da idade dela, uma amiga grávida, um foreveralonismo tão perceptível que você sabe que no final ela vai ter um namorado - não, isso não é spoiler, é uma comédia romântica com final feliz. Por isso, Jane acha que a grande realização de sua vida será ir para Austenland, uma mansão onde, por uma semana, ela poderia viver como viveram (vivem?) as personagens de Jane Austen, com atores e um baile na última noite que garantiria o “happily ever after” da história-de-uma-semana.

O filme é uma comédia romântica, então você pode esperar que tudo dê errado antes de dar certo, mas eu gostei como não é tão previsível, e não é tão cheia de desgraças e infortúnos amorosos – na verdade, é bem diferente disso na maior parte do tempo. E não é enrolado! Isso é lindo, não tem muitas cenas que parecem arrastadas e pura encheção de linguiça.

Achei interessante a parte de adaptação entre 2012~2013 e 1800. Porque, ok, parece mega divertido viver como os personagens de Jane Austen, com os vestidos, as decorações lindas, as refeições enormes, mas as atividades em geral parecem bem tediosas se você não tem como pular os dias sem acontecimento e ir direto para as visitas, bailes, caminhadas. Passar a tarde inteira bordando parece terrivelmente chato, e, talvez seja a hiperatividade que todo mundo fala que eu tenho, mas ler a tarde toda quando está sol e tem uma propriedade inteira para explorar parece bem... Entediante. E o filme passa isso em algumas cenas em que os homens estão caçando e as mulheres – um grupo de três, contando com Jane – estão bordando, lendo ou simplesmente esperando que voltem.

E talvez eu seja lerda mesmo, talvez o filme seja bom desse jeito, mas o que eu mais gostei, e o que mais fez eu me sentir burra – sim, estranho -, foi não saber, até a conversa final da Jane com a diretora de Austenland, quem estava atuando e quem não estava, ou se ninguém estava. Não conseguir realmente adivinhar o final até dois minutos antes do final chegar me deixou muito feliz, porque o filme conseguiu me prender dessa maneira, não pareceu só mais um filme bobinho – e, quando se trata de uma comédia romântica, isso é um ponto muito positivo. Sim, ele tem muuuuuito clichê, muuuuuitas coisas previsíveis, mas esse detalhe do final foi suficiente pra mim.

No geral, filme legal, atores muito bons, trilha-sonora engraçada – a primeira música me fez rir alto as duas vezes que assisti – e Jane Austen. Recomendo mesmo, achei bem divertido. Meu único problema é que repetem o tempo todo sobre Jane Austen, mas, como em Lost in Austen, a única obra realmente citada é Orgulho e Preconceito. Jane tem um Mr. Darcy em tamanho natural na sala, em cima da penteadeira tem “Darcy rocks”, eles citam o personagem durante toda a semana passada em Austenland, é como se os outros livros não existissem. Ok, Orgulho e Preconceito é o mais conhecido, mas Emma e Razão e Sensibilidade também são bem conhecidos, custava ao menos uma citação de um dos dois? Pode-se dizer, no máximo, que a chuva enquanto Jane é deixada sozinha esperando é uma ligação extremamente discreta com Razão e Sensibilidade. Kinda sad.

Mas aparentemente o problema é constante, então, vivamos com isso. :P


Agora
- Algum programa de tv aleatório
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube
- Bolo de caneca porque eu mereço \o/
- Os Miseráveis, Como Falar Dragonês, A Menina Que Roubava Livros, Julie&Julia – yeah, I have a problem here

5 comentários:

  1. Dúvida: a imagem na sala em tamanho natural que ela tem de Mr.Darcy é do Matthew Macfadyen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nops, é o Colin Firth, que fez o Mr. Darcy na série da BBC em 95. =P

      Excluir
  2. Estava pesquisando resenhas sobre esse filme e caí aqui. Gostei do seu texto. Mas além da referência a Orgulho de Preconceito, há outra que remete à "Persuasão". Quando aquele "capitão" aparece no filme, a loirinha mais nova fala para a Jane que eles foram noivos quando ele era apenas um marinheiro, mas o pai fez eles terminarem o noivado, e agora ele volta como capitão, e essa é a história central de "Persuasão". Outra curiosidade é que o ator JJ Feild, que faz o Sr. Nobley, fez o galã de "Northanger Abbey", outro filme baseado em romance de Austen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops,... Orgulho e Preconceito

      Excluir
    2. Que legal, não sabia dessa referência. :) Falha minha, não conhecia essa. xD Já sobre JJ Field, confesso que não conhecia o ator até assistir Austenland, mas gostei bastante dele, vou procurar esse que você falou pra assistir. :)

      Excluir