quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Oz: the Great and Powerful

Sinopse: "Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresentar para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana."

Direção: Sam Raimi

Duração: 130min.

Embora nunca tenha assistido (inteiro) O Mágico de Oz, filme clássico de 39, eu conheço a história. Oz: The Great and Powerful (Oz: Mágico e Poderoso) se passa cerca de 20 anos antes da Dorothy chegar – conta a história das bruxas e do Mágico de Oz. Esse é um dos filmes que, era atrás, quando lançado no cinema, eu queria muito ir assistir, mas nem lembro porque, não deu e saiu de cartaz antes que eu fosse ao cinema. E agora eu meio que agradeço por isso, porque não gostei taaaaanto do filme a ponto de achar que ele vale os 20 reais da entrada de cinema.

Não que o filme seja ruim – bem longe disso, é um ótimo filme -, mas eu não consigo gostar da história de O Mágico de Oz e não consegui gostar da história de Oz: Mágico e Poderoso. Se você ainda não percebeu, eu adoro musicais, e um dos que eu acho mais bonitinhos é Wicked, que conta desde o encontro da Glinda com a Wicked Witch of the West – que em Wicked chama Elphaba e no filme é o equivalente à Theodora – até o fim da história da Dorothy. E as diferenças entre Wicked e Oz: Mágico e Poderoso são enormes, começando por não ter exatamente uma “bruxa má”, tem a Glinda, que começa enganando todo mundo, e a Elphaba, que já nasce verde e leva a culpa por tudo que acontece de errado. E eu gosto demais dessa versão pra gostar de uma Elphaba má e uma Glinda ”the Good”. Preferência pessoal, e nisso talvez entre o fato de James Franco não estar exatamente entre meus atores preferidos.

Voltando para o filme, no geral é um ótimo passatempo, mas é bem voltado para 3D e para crianças, I think, já que além da história – que é infantil -, tudo é extremamente colorido em Oz. Os efeitos não são tããão bons, quando o Oz cai no rio, quando a Theodora vira a “bruxa verde”, é meio fake demais, animações que não convencem tanto - principalmente as que envolvem alguém segurando a China Girl (que, se não tem uma animação tão legal, tem ótimos efeitos sonoros durante o filme). E várias cenas foram obviamente feitas para o 3D, não dá nem pra esconder – os monstrinhos que para encarando “você”, as pedras que voam na “sua” direção... Talvez tivesse mais graça em 3D, vai saber. E a história é um "antes da chegada da Dorothy", um dos meus pontos preferidos é justamente as ligações que fazem com o filme de 39, bem legal reconhecer algumas referências. :P

Enfim, filme legal, vale assistir, mas eu não veria no cinema e não sei se vou assistir de novo. xD Há anos tem rumores de um filme de Wicked, e esse sim eu gostaria. :P De qualquer forma, o teblet que ganhei de Natal veio tanto com The Wonderful Wizard of Oz quanto Oz: the Great and Powerful, e pretendo ler os dois. :)


Agora
- Live and Living Color, Catch Me If You Can OST (musical)
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube, Twitter
- Nada
- O Retorno do Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário