quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

The Commitments

Eu tentei postar ao menos uma vez por dia essa semana, mas como ontem ficou sem post, hoje tem dois além do 365 Project :)

Sinopse: "Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos dos grandes astros da música, eles se apresentam nos pubs da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não demoram a aparecer, principalmente quando o veterano trompetista Joey (Johnny Murphy), que vive contando vantagem e jogando charme pra todo lado, arranja tudo para que Wilson Pickett se apresente com a banda e ele não aparece."

Direção: Alan Parker

Duração: 119min.

E creio que esse é o último musical do mês. :P Aliás, começo por aí: não sei se o filme realmente se encaixa em “musical”. Assim como Once, o filme – que foi baseado num livro – virou musical no teatro em Londres, e tem músicas que fazem parte do filme apenas como isso: músicas. Não substituem falas, não geram coreografias que criam a cena, não conversam. As músicas existem porque o filme é a história da criação de uma banda – The Commitments – que precisa ensaiar e se apresentar, e sem essas sequências o filme continuaria o mesmo, mas provavelmente seria chato.

O filme é de 91 e eu sinceramente não acho que descobriria a existência dele se não seguisse Killian Donnelly no Twitter. xD Quando o filme e o livro viraram musical no West End, ele foi chamado para fazer o Deco, vocalista do The Commitments, e assim eu conheci a história e me interessei pelo filme. É bem incrível vê-lo cantar opera em Phantom of the Opera (como Raoul) e Les Miserables (como Enjolras e Jean Valjean) e depois vê-lo cantando soul de uma maneira incrivelmente linda.

No geral, eu adorei o filme, principalmente o começo, com Jimmy fazendo audições para encontrar os membros da banda e os primeiros ensaios – e fiquei com Mustang Sally na cabeça o dia todo depois, er. Exatamente como Once, o final fica bem em aberto, como o Jimmy tem a mania de fazer entrevistas consigo mesmo, não dá para saber se a banda continua junta ou se realmente se separaram depois da última briga. Não sei se no livro ou no musical o final é diferente, mas fiquei curiosa pra ver.

Embora o Jimmy tenha o “foco” do filme, não é apenas a história dele que é contada e é difícil até dizer que ele é o protagonista, porque você vê trechos da história de todos eles, alguns de maneira mais profunda, outros através de conversas com algum outro integrante. E, diferente de vários filmes, The Commitments mostra, sem tanta violência – I mean, ok, tem cenas de crianças jogando vidros e paus em janelas, mas nada mais grave que isso -, o que seria uma área extremamente pobre de Dublin (aliás, assim como Once, The Commitments é passado inteiro em Dublin), os integrantes da banda moram em casas pequenas, em bairros feios, e andam entre montes de lixo, terrenos vazios e sem vida, esgotos abertos, muros pichados e janelas quebradas. E nada disso te atrapalha, é interessante porque você vê eles crescendo e, até certo ponto, melhorando.

Tem até o tal “sucesso subir a cabeça”, com frases arrogantes e exigências sem pé nem cabeça que causam mais e mais brigas. E eu, que simpatizei com o Jimmy, torcia pra tudo dar certo e a banda fazer sucesso – tipo, torcia mesmo. É ótimo quando isso acontece. xD

Eeeenfim, ótimo filme, tem duas horas, mas a primeira passou tão rápido que foi até triste, ótimas músicas – mega animadas – e cenas engraçadas dos primeiros ensaios, quando cada integrante parecia num ritmo diferente. XD Super recomendo e pretendo assistir de novo. :D


Agora
- Heaven, cover do New Found Glory
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube
- Nada
- O Retorno do Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário