quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Milk, A Voz da Igualdade

Sinopse: "Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) e seu namorado Scott (James Franco) abriram uma pequena loja de revelação fotográfica em San Francisco. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual. Com a colaboração de amigos e voluntários (não necessariamente homossexuais), Milk entra numa intensa batalha política e consegue ser eleito para o Quadro de Supervisor da cidade de San Francisco em 1977, tornando-se o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos."

Direção: Gus Van Sant

Duração: 128min.

Milk, A Voz da Igualdade, conta um trecho da história do primeiro político assumidamente gay nos Estados Unidos, do aniversário de 40 anos, em 1972, ao assassinato em 1978. O filme foi indicado ao Oscar em 2009 (e talvez eu tenha algo com os filmes indicados em 2009 xD) e foi, também, pela apresentação do Hugh Jackman que eu me interessei por assistir.

Antes de falar minha opinião sobre um filme, uma pequena observação se faz necessária. Eu sou heterossexual, católica praticante, mas completamente a favor de direitos iguais independente de classe, cor, gênero ou opção sexual. Então tenha em mente que, pra mim, gays merecem ser tão livres e ter tantos direitos quanto heteros. Pessoalmente, não gostaria de ser discriminada por algo que não foi minha escola e ter que fingir ser algo diferente para ser aceita na sociedade. E, sinceramente, não entendo homofobia num geral – casamentos e adoções entre pessoas do mesmo sexo não vão influenciar at all na minha vida, mesmo se for algum amigo meu.

Então, tenha em mente, ao continuar lendo o post, que eu apóio as idéias do Harvey Milk mesmo fazendo parte do grupo que, teoricamente, é o mais preconceituoso quando o assunto é homossexualidade. Agora, vamos ao filme. o/

Eu gostei pra caramba, é um filme rápido – não curto, rápido – que te dá uma boa idéia do preconceito sofrido por homossexuais e uma lição de “persiga seus sonhos” misturado com “seja a diferença que você quer ver”.

Sendo uma história real, com personagens reais, o filme se aproveita de videos antigos e mistura cenas de jornais da época, cenas novas, gravadas para o filme, e um testamento gravado feito por Harvey Milk às vésperas de sua morte. Ah, e se você não sabia que ele foi assassinado, não é um spoiler nem nada, o próprio filme te avisa logo no começo – ele começa com gravações da retirada dos corpos e o anúncio feito pela Presidente de que Milk havia sido baleado e estava morto.

A história, embora seja bonita, é bem triste – não só porque o protagonista foi assassinado, mas por todas as dificuldades que ele enfrentou. Pode-se dizer que ele estava fazendo suas primeiras grandes conquistas quando foi assassinado, e o crime nem foi causado por preconceito, foi disputa política mesmo. É, também, um tanto inspiradora. Mesmo falando, basicamente, da vida política de Harvey Milk – que demorou alguns anos para começar, já que ele não foi eleito de primeira, nem de segunda -, o filme não fica preso nisso, o que é lindo, porque isso tornaria tudo bem chato e superficial. Ele mostra mais o homem, e provavelmente por isso você vê (se, como eu, não souber nada além de “ele foi assassinado”) o final sendo construído desde a metade do filme, e até torce para estar errado, mesmo sabendo que o cara morreu mesmo.

E tem aqueles trechos simplesmente engraçados, que quebram as sequências mais tensas – nem que seja tocando Somewhere Over the Rainbow enquanto mostra cenas de protestos contra homofobia -, e atores muito bons (um fato aleatório é que eu assisti sem ver o elenco, e fui reconhecendo alguns, kinda funny xD), além de uma sequência no final que fala o que aconteceu com os personagens principais.

Concluindo, adorei o filme, super indico se você não assistiu ainda, mas só se você não tiver preconceito – se tiver, você dificilmente vai gostar, sério.


Agora
- Algum programa de tv aleatório
- Nada
- Facebook, AO3, Youtube
- Nada
- O Retorno do Rei (acabando, acabando \o/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário